Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Qui | 14.06.18

Os livros da Rita // Tia Julia e o Escrevedor, Mario Vargas Llosa

Mario Vargas Llosa é, sem dúvida, o meu autor dos últimos tempos. Depois de ter lido o Travessuras da Menina Má e Pantaleão e as Visitadoras, chegou a vez de Tia Julia e o Escrevedor. O livro conta a história de Varguitas, um rapaz de 17 anos que está a completar os estudos universitários e trabalha ao mesmo tempo numa rádio local de Lima. Quando Julia, irmã da sua tia, vem da Bolívia para o Peru, o protagonista apaixona-se por ela. O problema? Ela tem quase o dobro da idade dele.

 

mario-vargas-llosa-tia-julia-escrevedor.jpg

 

Mas, talvez mais importante, este livro também conta a história de Pedro Camacho, que trabalha com Varguitas escreve radionovelas de sucesso - até ao dia em que começa a confundir as personagens e os enredos. O livro está contado de uma forma muito inteligente: um capítulo sobre a história principal, outro que corresponde ao guião destas radionovelas, e assim sucessivamente. À medida que a história de amor entre Varguitas e a Tia Julia vai chegando a um impasse, também as radionovelas começam a desmoronar-se.

 

Com este livro percebi os dois motivos pelos quais gosto mesmo muito de ler coisas dele. Por um lado - e isto é um facto assumido - a escrita de Vargas Llosa é assumidamente semi-biográfica, o que me deixa sempre a pensar sobre que factos terão mesmo acontecido na vida do escritor e quais serão ficção. Por outro lado, talvez mais importante, encontra sempre formas originais de escrever e ligar os diferentes enredos de uma mesma narrativa.

 

Apesar de tudo, por vezes senti a escrita deste livro um bocadinho mais densa do que os outros livros que já li dele - não sei se é de facto mais pesada, se era eu que não estava na disposição certa para ficar sempre colada ao livro.

 

O que acham de Vargas Llosa? Já leram este livro ou outros dele? Se sim, quais me recomendam? Tenho Os Cachorros e Os Chefes lá em casa para ler.

_________

Tia Julia e o Escrevedor por Mario Vargas Llosa

Avaliação: 7,5/10

Semelhante a: Travessuras da Menina Má e Pantaleão e as Visitadoras, do mesmo autor

16 comentários

Comentar post