Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Os livros da Rita // This Should be Written in the Present Tense, Helle Helle

Durante a primeira viagem que eu e o Guilherme fizemos, aquela que era para ser a Dublin e acabou por ter Paris como destino, o Guilherme tirou-me uma série de fotografias na Shakespeare and Company - uma livraria independente que vende bastantes livros em inglês. Numa das fotografias eu estou a folhear um livro cujo título me chamou a atenção:

 

this-sould-be-written-helle-helle.JPG

 

Fast forward para três anos depois. Estamos em Copenhaga e entramos na Tranquebar, uma livraria que também é um café e uma loja de música. Pedimos dois expressos e sentamo-nos, mas como eu não consigo estar num sítio com livros sem ir vê-los de perto, bebo o meu café rapidamente e levanto-me. No meio de uma série de livros em inglês, reconheço um título: This Should be Written in the Present Tense. E, desta vez, trouxe-o comigo.

 

A autora é uma das mais respeitadas novelistas da Dinamarca, por isso achei que seria um souvenir ainda melhor. Li-o no avião de regresso a Lisboa e não fiquei completamente apaixonada, mas gostei da forma como Helle Helle escreve. É uma escrita muito próxima do pensamento, com pouca descrição e com muita carga emocional. Esta pequena novela passa-se em duas linhas temporais diferentes e leva-nos a crer que são separadas por muitos anos, mas depois percebemos que não. Dorte, a personagem principal, partilha o nome com a tia e até esta ideia ficar explícita, muitas vezes não sabemos se são a mesma pessoa ou pessoas diferentes.

 

this-should-be-written-helle-helle.jpg

 

Helle Helle nunca dá respostas e é isso que torna o livro interessante de ler. Não percebemos porque é que a protagonista mudou de casa tantas vezes e há momentos em que parece que está a reagir de forma demasiado dramática para o que lhe acontece. E há outros momentos em que o livro é tão evasivo, que não percebemos bem onde quer ir - se é que quer ir a lado algum.

 

I couldn't sleep, I could hear the train, it was half past four. I made breakfast, but then I didn't eat it, I went to the station. There was a train, I got on it and then I jumped down just before the doors closed. I went home, I had left the front door open, I wanted to clean the house, but then I ate my breakfast and fell asleep in the living room. 

 

Valeu pelo fechar de um círculo que se abriu no dia em que peguei neste livro em Paris e esse momento ficou registado para sempre. Não recomendo particularmente, mas se tiverem curiosidade lê-se bem. Já tinham ouvido falar dele?

_________

This Should be Written in the Present Tense por Helle Helle

Avaliação: 6/10

6 comentários

Comentar post