Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Ter | 22.10.19

Os livros da Rita // The White Tiger, Aravind Adiga

The White Tiger não foi o primeiro livro que li do autor Aravind Adiga. Há uns sete anos li O Último Homem na Torre e lembro-me de ter gostado muito da premissa e da forma como a história se desenrola. No ano passado, a minha Rititi trouxe-me o The White Tiger do seu país de origem, a Índia, e percebi que tinha sido a novela de estreia do escritor. Guardei-o para ler em Outubro, uma vez que o tema d’Uma Dúzia de Livros era “um livro com animais”.

 

0A2773B2-27B7-4374-A276-86EBCD8CCD7E.jpg

 

Sendo que, neste caso, o Tigre Branco não é um animal - apenas a alcunha dada à personagem principal, Balram Halwai, que é também o narrador. Nas culturas asiáticas, este felino é um símbolo raro de poder e, aos poucos, vamos percebendo como é que a personagem principal consegue ascender de uma das castas mais desfavorecidas até se tornar num empreendedor. Não sem ter que fazer coisas condenáveis, como matar um homem.

 

Here’s a strange fact: murder a man, and you feel responsible for his life - possessive, even. You know more about him than his father or mother; they knew his foetus, but you know his corpse.

 

A história ganha uma profundidade diferente por ser contada na primeira pessoa, nas palavras de um homem que sabe ter errado, mas que também admite ser essa a sua única opção. Talvez quem tenha ido à Índia consiga relacionar-se um pouco mais com as coisas que descreve, mas independentemente disso é também uma forma de compreender a organização social da Índia e algumas das suas contradições.

 

Quem desse lado já leu este livro ou alguma coisa de Aravind Adiga?

 

_________

The White Tiger por Aravind Adiga

Avaliação: 7/10

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.