Os livros da Rita // The Sun and Her Flowers, Rupi Kaur
Um disclaimer antes de começar a falar concretamente sobre o livro The Sun and Her Flowers, de Rupi Kaur: eu não costumo gostar de ler poesia, nem faço muito por contrariar a opinião que tenho relativamente a este tipo de literatura. Talvez por isso a experiência de ler este livro se resuma a uma palavra - descoberta.
Se não fosse o tema de Maio d’Uma Dúzia de Livros - um livro relacionado com flores - possivelmente não me teria aventurado na obra desta jovem autora. Eu já a sigo no Instagram há algum tempo e acompanho alguns dos poemas, mas não estava à espera de gostar tanto da colectânea de textos deste livro. São muito crus, alguns são tristes, mas no geral são todos bastante humanos.
Em The Sun and Her Flowers, a autora divide os vários poemas pelas diferentes fases da vida de uma flor (wilting, falling, rooting, rising e blooming), comparando-os com as diferentes fases da vida da autora. É, por isso, uma obra muito pessoal, daí que me tenha impactado tanto. Fala-nos de relações amorosas, de feminismo, de como a sua mãe saiu da Índia para dar oportunidades aos filhos. Fá-lo de uma forma muito bonita, apesar de muito bruta.
Li o livro muito rapidamente, mas sei que tenho que voltar a ler alguns dos poemas com mais calma, para os absorver melhor. Foi uma excelente incursão na poesia e recomendo muito a toda a gente, mesmo que - como eu - achem que não gostam assim tanto de poesia. Agora quero muito ler o Milk and Honey, para continuar a conhecer melhor a escrita e história de Rupi Kaur.
Já conheciam esta autora e os seus poemas? Contem-me tudo nos comentários.
_________
The Sun and Her Flowers por Rupi Kaur
Avaliação: 9/10