Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Os livros da Rita // The Hitchhiker's Guide to the Galaxy, Douglas Adams

Não sei porquê, mas eu achava que o Hitchhiker’s Guide to the Galaxy não era o meu tipo de livro. Até me ver sem nada para ler num dia de chuva, a meio das férias, e tê-lo roubado ao Guilherme porque precisava mesmo de me entreter. Ele já me tinha dito várias vezes que o livro era super divertido, mas normalmente não é essa a palavra que me vem à cabeça quando penso num livro de ficção científica.

 

the-hitchhikers-guide-galaxy-douglas-adams.jpg

 

Estava redondamente enganada e bastaram poucas páginas para o perceber. A premissa é a seguinte: Arthur Dent está a ter uma manhã complicada. Ao mesmo tempo que tentam demolir-lhe a casa para construir uma estrada, o seu amigo de longa data - Ford Prefect - revela-lhe que é um extraterrestre e tenta salvá-lo. De quê? Do final do mundo, já que o planeta Terra vais ser destruído para dar lugar a uma estrada intergaláctica.

 

Stress and nervous tension are now serious social problems in all parts of the Galaxy, and it is in order that this situation should not be in any way exacerbated that the following facts will now be revealed in advance.

 

O tom humorístico e as coincidências engraçadas são uma constante ao longo de todo o livro, à medida que acompanhamos estes dois amigos na sua aventura pelo espaço. A certa altura eles encontram Zaphod Beeblebrox, Presidente da Galáxia. E se vos falo desta personagem é porque a descrição que é feita - é egocêntrico, irresponsável e um pouco louco - me fez lembrar demasiado um certo Presidente que está hoje no poder. Não deixa de ser uma coincidência engraçada, já que o livro foi escrito no final dos anos 70.

 

- I don’t know what I’m looking for.

- Why not?

- Because... because… I think it might be because if I knew I wouldn’t be able to look for them.

- What are you, crazy?

- It’s a possibility I haven’t ruled out yet - said Zaphod quietly - I only know as much about msyself as my mind can work out under its current conditions. And its current conditions are not good.

 

No primeiro livro desta “trilogia de cinco”, como é descrita pelo autor Douglas Adams, colocam-se questões metafísicas sobre o sentido da vida e a resposta para todas as questões do Universo. E se sabem que a resposta é “42”, então é porque já leram o livro ou viram as adaptações em série ou filme.

 

The simple truth is that interstellar distances will not fit into the human imagination. Even light, which travels so fast that it takes most races thousands of years to realize that it travels at all, takes time to journey between the stars.

 

É um livro pequenino e lê-se tão bem que já encomendei os restantes quatro volumes pelo Book Depository. E vocês, já leram esta série de livros? Se sim, qual o vosso favorito?

_________

The Hitchhiker's Guide to the Galaxy por Douglas Adams

Avaliação: 9/10

15 comentários

Comentar post