Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Seg | 11.11.19

Os livros da Rita // The Color Purple, Alice Walker

O The Color Purple da Alice Walker esteve na minha lista de livros a ler durante imensos anos, bem como o filme (que ficou pendente porque queria ter a experiência de leitura primeiro). Comprei-o na Strand Book Store na nossa maravilhosa ida a Nova Iorque, mas só agora decidi lê-lo a propósito do tema de Novembro d’Uma Dúzia de Livros - um livro colorido.

 

00AE5DF0-570D-4705-AAC4-BD8709881AB4.jpg

 

Quem conhece a história saberá que não é a coisa mais colorida do mundo, mas o título remete-nos para tal e eu achei que era um bom pretexto para o ler, finalmente. Todo o livro é escrito em forma de cartas que a personagem principal, Celie, escreve a Deus e, posteriormente, à sua irmã Nettie - da qual foi separada muito cedo. Desde o início que percebemos que a Celie é vítima de abuso sexual por parte de quem acredita ser seu pai, engravidando dele, o que é uma forma bruta de começar a narrativa.

 

I think it pisses God off if you walk by the color purple in a field somewhere and don't notice it. People think pleasing God is all God cares about. But any fool living in the world can see it always trying to please us back.

 

A vida de Celie não fica mais fácil com o passar dos anos: depois de achar que o pai matou a filha deles, é obrigada a casar com um homem mais velho e a tomar conta dos filhos dele. Até que surge a personagem da Shug Avery, uma cantora de jazz e blues que muda a vida de toda a gente.

 

Não quero contar-vos muito mais sobre o enredo, mas quero dizer-vos que é um dos livros mais bonitos que já vi. Para isto contribui não só a escrita delicada da Alice Walker, mas sobretudo a capacidade que tem de falar de assuntos duros de uma forma crua e, ao mesmo tempo, poética. Quem me conhece bem sabe que eu tenho um fraquinho por histórias tristes e que, regra geral, consigo encontrar-lhes uma beleza muito própria; foi esse o caso deste livro.

 

Se ainda não leram, têm mesmo que adicionar à vossa lista! Eu quero ver se consigo ver o filme brevemente, para ver a forma como o Spielberg adaptou a história para o cinema. Quem já leu, o que achou?

 

_________

The Color Purple por Alice Walker

Avaliação: 8,5/10

Semelhante a: I Know Why the Caged Bird Sings, Maya Angelou e To Kill a Mockingbird, Harper Lee

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.