Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Seg | 19.08.19

Os livros da Rita // Raparigas Como Nós, Helena Magalhães

Em Julho decidi comprar uns vasinhos e uma t-shirt giríssima à Helena Magalhães, na Magapaper - a sua mais recente loja online cheia de coisas giras. Em vez de escolher entrega pelo correio, pedi para ir levantar presencialmente. Andámos desencontradas uma e outra vez, até que finalmente conseguimos combinar.

 

2019-08-19 11.59.04 1.jpg

 

Recebi a Helena numa pausa para café a meio do trabalho e, obviamente, começámos a falar de mil e uma coisas, entre elas os livros. Até que ela tira um livro de dentro de um saco e eu percebo que é o livro dela, Raparigas Como Nós. Tinha-o trazido para me oferecer e eu fiquei sem palavras com este gesto tão bonito. Depois de acabar o que estava a ler, peguei logo neste.

 

É o segundo livro que escreve, mas é o primeiro romance e isso tem algo de muito especial. Ao longo das páginas de Raparigas Como Nós, a Helena conta-nos a história de Isabel - uma miúda apaixonada por livros, pela escrita, e muito diferente daquilo que as “miúdas normais” são na adolescência. Identifiquei-me muito com a personagem, como podem calcular.

 

2019-08-19 11.59.03 1.jpg

 

O livro passa-se em 2004, em sítios que também foram os meus sítios na adolescência: o Chiado, o Estoril, até Madrid. Embora tenham um mood teen, as páginas deste livro levaram-me invariavelmente para momentos que vivi nesta altura atribulada da vida de uma rapariga. Os primeiros amores, os primeiros desgostos, as amizades e as primeiras experiências adultas… está tudo lá.

 

Não é o meu género de literatura favorito, mas lê-se muito bem e nem sempre é uma história simples e inocente. Sobre isso não quero adiantar-vos grandes detalhes, já que uma palavrinha fora do sítio pode trazer spoilers. Está escrito de uma forma tranquila e suficientemente cativante para se tornar uma excelente leitura de praia (eu sei o que digo, apanhei bastante sol na sua companhia!).

 

Quem desse lado já conheceu a história da Isabel? O que acharam? Contem-me tudo nos comentários!

 

_________

Raparigas Como Nós por Helena Magalhães

Avaliação: 7/10

5 comentários

Comentar post