Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Ter | 22.01.19

Os livros da Rita // Patagónia Express, Luis Sepúlveda

Luis Sepúlveda é uma das minhas referências na escrita de crónicas sobre viagens, por isso fiquei muito feliz quando nos ofereceram o Patagónia Express como presente de casamento. Para além de saber que é uma das nossas viagens de sonho (e que está bem para breve), o casal que nos deu este livro também já tinha estado nesta zona da Argentina.

 

2019-01-08 10.05.20 1.jpg

 

Para esta viagem, em vez de ler tantas informações práticas para a viagem, decidi inspirar-me na escrita de viagens de alguns autores que estiveram na Patagónia. Luis Sepúlveda escreve de uma forma que adoro: conta histórias de pessoas que conheceu, de lendas que ouviu e do seu percurso entre a Patagónia chilena e a argentina.

 

 

Os dois gringos de que falámos em Barcelona dedicaram grande parte da sua vida ao negócio bancário, que, como se sabe, pode ser praticado de duas formas: sendo banqueiro ou assaltando bancos.

 

Esta viagem pelas terras patagónias é também uma viagem de conhecimento próprio e de ligação do autor com as suas origens familiares e de amizade. É muito visual sem ser excessivamente descritivo e leva-nos a conhecer os costumes e as pessoas da América do Sul.

 

Quando mais tarde li a obra, por um lado aumentou o meu carinho e admiração pelo escritor asturiano e, por outro, aprendi que é impossível evitar a despedida de certos textos, por muito que uma pessoa goste deles e veja neles uma parte fundamental da sua intimidade.

 

Sinto que vou partir para esta viagem com uma ligação diferente ao destino, por isso acho que vou repetir esta ideia de ler literatura de viagens umas semanas antes. Partimos no dia 1 e, antes disso, ainda quero ler o In Patagonia do Bruce Chatwin. Já leram? Recomendam? E têm este hábito de ler crónicas de viagem sobre os locais que querem conhecer?

 

_________

Patagónia Express by Luis Sepúlveda

Avaliação: 7/10

Semelhante a: As Rosas de Atacama, do mesmo autor

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.