Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Os livros da Rita // Pantaleão e as Visitadoras, Vargas Llosa

O meu regresso a Vargas Llosa aconteceu mais rapidamente do que esperava. Este Natal recebi alguns livros deste autor e acabei por comprar outros tantos nas 72h de descontos em livros da Fnac. Ao contrário do Travessuras da Menina Má - o primeiro que li -, Pantaleão e as Visitadoras é um livro cómico e descontraído.

 

pantaleao-visitadoras-vargas-llosa.jpg

 

O livro foi publicado pela primeira vez em 1973, mas foi escrito de uma forma que ainda hoje permanece actual. A premissa não revela todo o potencial humorístico do livro, mas é a seguinte: Pantalão Pantoja, oficial do exército peruano, é destacado para construir um sistema de prostituição nas Forças Armadas que estão desterradas no meio da Amazónia (o Serviço de Visitadoras).

 

O que mais gostei na narrativa foi o facto de estar escrita em dois formatos principais: ou através de diálogos que se cruzam uns com os outros de forma fluída, ou através dos relatórios que Pantaleão Pantoja vai enviado aos seus superiores no decorrer dos anos. Não vos vou contar exactamente como tudo acontece, mas deixo-vos uma pista através de uma das minhas citações favoritas:

 

Se ao menos tivesse organizado a coisa de uma maneira medíocre, defeituosa. Mas esse idiota transformou o Serviço de Visitadoras no organismo mais eficiente das Forças Armadas.

 

É um bom livro para terem um primeiro contacto com Vargas Llosa, já que se lê muito rapidamente e de forma muito leve. Já leram alguma coisa dele? Que outros livros me recomendam?

_________

Pantaleão e as Visitadoras por Mario Vargas Llosa

Avaliação: 7/10

4 comentários

Comentar post