Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Ter | 25.02.20

Os livros da Rita // Outline, Rachel Cusk

Uma novela em dez conversas, é assim que o livro Outlines, de Rachel Cusk, se descreve a si mesmo. É apenas o primeiro de três - que completam a trilogia com o nome deste primeiro livro. Algumas pessoas cuja opinião literária respeito muito já me tinham falado muito bem destas três novelas e, por isso, foram um dos presentes que pedi pelo Natal.

 

5AAD4F39-A154-420A-8894-08A2B5DB796F.jpg

 

Em Outlines conhecemos a protagonista, uma escritora que vai até Atenas para dar um curso de escrita. É neste cenário que se desenrolam as dez conversas que compõem o livro, desde que está no avião até que começa efectivamente a ensinar. Todos os capítulos se centram nas pessoas com que a personagem principal conversa, mas é também através da forma como conhecemos os outros que vamos formando as linhas (outlines) desta mulher que é o denominador comum entre todas.

 

What Ryan had learned from this is that your failures keep returning to you, while your successes are something you always have to convince yourself of.

 

Algumas são, obviamente, mais apelativas do que outras e, no geral, achei um livro muito fácil de ler. Apesar disso, ao início estranhei este formato de não haver propriamente uma história, mas sim uma narrativa que vamos descobrindo e pontos que vamos ligando através das várias conversas. No final, o balanço foi positivo e assim que terminei fui logo para o segundo volume - que, até agora, está a ser ainda melhor.

 

Recomendo àqueles que gostam de se surpreender com formas diferentes de contar histórias e que se interessam por temas como a escrita, as viagens e relações pessoais (aqui neste livro há um pouco de tudo). Gostei especialmente de ler algo da perspectiva de alguém que ensina escrita, já que tive uma experiência semelhante com os workshops de Escrita Criativa.

 

Já tinham ouvido falar desta autora e desta trilogia? Ficaram com vontade de ler?

 

_________

Outlines por Rachel Cusk

Avaliação: 7,5/10

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.