Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Ter | 03.04.18

Os livros da Rita // O Retorno, Dulce Maria Cardoso

A minha primeira experiência com a Dulce Maria Cardoso não poderia ter sido melhor. O Retorno foi-me oferecido no aniversário - os livros são o único presente que peço e quem me conhece bem já nem precisa de perguntar. Tinha-o na pilha de livros não lidos, que nunca leio pela ordem em que os compro. É sempre um pouco aleatório, normalmente consoante a minha disposição no momento de pegar num livro novo. E que boa surpresa que foi.

 

o-retorno-dulce-maria-cardoso.jpg

 

Neste livro, Dulce Maria Cardoso conta-nos a história de uma família retornada, começando no momento em que se estão a preparar para abandonar Angola e regressar a Portugal. É escrito ao ritmo dos pensamentos de um jovem de 15 anos: demasiado novo para compreender a real dimensão e as consequências do que lhe está a acontecer, mas já com idade suficiente para as contar exactamente como foram.

 

Agora somos retornados. Não sabemos bem o que é ser retornado mas nós somos isso. Nós e todos os que estão a chegar de lá.

 

A autora escreve de uma forma muito fluida e fez-me lembrar Saramago, mas um Saramago mais acessível. O tema dos retornados não é novo para nós, portugueses, mas é tão actual dada a situação que muita gente está a viver - por exemplo na Síria -, que poderíamos estar perfeitamente a ler sobre refugiados nos dias de hoje. E este livro tem a capacidade de nos mostrar que há sentimentos humanos tão transversais, que nos tornam a todos mais iguais do que julgamos.

 

Se calhar sou eu que vejo mudança onde afinal não há mudança nenhuma, se calhar sou eu que invento mistério onde não há mistério nenhum, se calhar a mudança não existe e vamo-nos só mostrando de maneiras diferentes.

 

Os de cá deviam tratar-nos ainda pior, quem não luta pela sua terra não merece respeito algum. E agora não adianta dizer, a união faz a força, se ficarmos todos juntos não nos acontece nada de mal, é tarde demais, se nos tivéssemos unido antes nunca teríamos sido retornados, agora já não há nada a fazer.

 

Recomendo vivamente este livro, porque embora seja de leitura rápida e fácil, é daqueles que promete ficar cá dentro durante muito tempo. Quem desse lado já leu este ou outros livros da autora? Que outros me sugerem?

_________

O Retorno por Dulce Maria Cardoso

Avaliação: 8,5/10

6 comentários

Comentar post