Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Qua | 25.03.20

Os livros da Rita // O Chão dos Pardais, Dulce Maria Cardoso

Dulce Maria Cardoso tornou-se, sem dúvida, uma das minhas autoras favoritas de sempre e O Chão dos Pardais foi apenas mais uma confirmação disso mesmo. Gostava que ela fosse mais reconhecida, mais recomendada, mais lida. E, ao mesmo tempo, fico feliz por saber que ainda tenho tantos livros dela por explorar.

 

080C1DFA-7BEA-4959-BF2A-7156EED3A971.jpg

 

Em O Chão dos Pardais conhecemos várias personagens complexas, que se ligam de formas pouco previsíveis e, juntas, caminham para um clímax um pouco dramático. Há Alice e Afonso, um casal sexagenário como quase todos os casais sexagenários: casados, com dois filhos, sem grande amor um pelo outro mas com grande vontade de manter as aparências. Os filhos do casal - Clara e Manuel - encontram o amor em sítios inesperados e pouco convencionais para o ano de 1997. Ao mesmo tempo, Sofia e Júlio, dois namorados, vêem a sua relação chegar ao fim. Como é que todas estas linhas narrativas se cruzam e influenciam umas às outras? Vão ter que ler o livro para perceber!

 

Houve duas coisas de que gostei especialmente neste livro, para além da forma de escrever de Dulce Maria Cardoso. Por um lado, gosto do facto de não haver propriamente uma personagem principal: nenhuma tem mais destaque do que as outras e todas existem por um motivo muito preciso. Por outro lado, gostei muito de ver como a autora conseguiu fazer do ano de 97 um pano de fundo tão proeminente na história, sobretudo através de relatos da morte e funeral da Princesa Diana - que as personagens vão acompanhando através da televisão.

 

Se nunca leram Dulce Maria Cardoso e querem começar, continuo a achar que O Retorno é o melhor livro de iniciação. Logo depois, podem pegar neste! Ainda tenho dois dela em casa: Eliete e O Campo de Sangue, que vou certamente ler em breve. Desse lado, contem lá: quais são os vossos livros favoritos desta escritora?

 

_________

O Chão dos Pardais por Dulce Maria Cardoso

Avaliação: 8/10

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Rita da Nova

    31.03.20

    A Dulce vale muito muito muito a pena, mesmo! Ando é a falhar na Lídia Jorge, nunca li nada dela. Recomendas?

    Quanto ao Goodreads, não faço as reviews por lá, só aqui no blog. Uso só o Goodreads para assinalar os livros que vou lendo :)
  • Este livro, "Os memoráveis", comprei há uns anos e ofereci ao meu sogro, entretanto falecido. É sobre alguns dos intervenientes na revolução dos cravos mas é preciso saber ler nas entrelinhas para perceber o que ela quer dizer. Se não conhecemos o contexto pode passar ao lado. Eu estou a gostar embora esteja a ler muito devagar . Não é uma história intemporal, quanto a mim.

    P.S. - já sei que não gostas de "fazer conversa". Não te sintas de modo nenhum, "obrigada" a responder. Ouvir o vosso podcast é dos melhores momentos da minha semana
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.