Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Ter | 06.08.19

Os livros da Rita // Normal People, Sally Rooney

O Normal People, da Sally Rooney, é possivelmente o livro que mais vi ultimamente pelo Instagram, blogs e mundos da internet no geral. E eu nem costumo ir em modas literárias (veja-se o facto de eu só estar a ler Harry Potter agora), mas algumas pessoas cujo gosto eu respeito e partilho recomendaram, então decidi dar-lhe uma hipótese.

 

2019-08-05 06.59.10 2.jpg

 

Como já vos mostrei por aqui, comprei-o na minha tarde de passeio pelas livrarias de Londres e acabei por ler quase metade no voo de regresso - não só porque se lê muito bem, mas sobretudo porque a narrativa, não tendo uma história por aí além, consegue prender-nos de capítulo para capítulo. Em resumo, conta a história de amizade e amor entre Marianne e Connell, dois adolescentes irlandeses que se conhecem na escola e mantêm uma relação intermitente desde então.

 

Quando se conhecem, Connell é popular na escola apesar de não ser rico, enquanto Marianne vive de forma abastada mas não é muito bem vista na escola - desde o início do livro que percebemos que a vêem como alguém com problemas mentais, no jeito tipicamente exagerado dos tempos de escola. Contra todas as expectativas, começam a conhecer-se melhor e a dar-se bem, tão bem que se apaixonam e namoram em segredo até ao final do ensino secundário.

 

Marianne had the sense that her real life was happening somewhere very far away, happening without her, and she didn't know if she would ever find out where it was or become part of it.

 

A partir de aqui, e com a entrada de ambos na Trinity College em Dublin, a relação vai sofrendo altos e baixos, mas ambos percebem que nunca conseguem estar separados durante muito tempo, mesmo que o instinto seja afastarem-se. A autora conseguiu transmitir de uma forma muito real as relações e sentimentos complicados que começamos a sentir na adolescência. Acima de tudo, traz-nos várias provas de que nem tudo é preto no branco, que as relações humanas têm nuances muitas vezes difíceis de explicar.

 

It's funny the decisions you make because you like someone, he says, and then your whole life is different. I think we're at that weird age where life can change a lot from small decisions.

 

Não sei se consigo falar muito mais sobre o livro sem estragar tudo com spoilers, mas por favor não deixem de incluir o Normal People nas vossas próximas leituras. Uma coisa vos posso dizer: ainda ando a remoer algumas partes do livro, penso nele muitas vezes e acho que isso só pode querer dizer que teve algum impacto em mim. Por isso vão na fé, mesmo que vos pareça um pouco teen ao início, acreditem que vale a pena.

 

Quem desse lado também se rendeu a este livro?

 

_________

Normal People por Sally Rooney

Avaliação: 9/10

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.