Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Sex | 03.05.19

Os livros da Rita // Middlesex, Jeffrey Eugenides

I was born twice: first, as a baby girl, on a remarkably smogless Detroit day in January of 1960; and then again, as a teenage boy, in an emergency room near Petoskey, Michigan, in August of 1974.

 

É assim que começa o livro Middlesex, escrito por Jeffrey Eugenides - autor de outras narrativas muito conhecidas, como Virgens Suicidas. Embora me tivessem recomendado o livro algumas vezes, parti quase às cegas para esta leitura (o que, admito, foi o melhor que poderia ter feito).

 

middlesex.jpg

 

A história é narrada na primeira pessoa por Calliope Stephanides, um hermafrodita que cresceu como menina e decidiu assumir-se como homem na adolescência. Ao início a leitura demorou a engrenar, foi difícil adaptar-me ao estilo, mas depois percebi que muitas vezes é exagerado propositadamente. Eu explico: Calliope, agora Cal, conta-nos a história de como uma mutação genética passou de geração em geração até chegar a si, dando origem a uma criança intersexo.

 

Leva-nos à Grécia e conta-nos como os seus avós, que eram ao mesmo tempo primos em terceiro grau e irmãos, se apaixonaram e fugiram da guerra com a Turquia. Mostra-nos como foi a sua adaptação à vida nos Estados Unidos e como, anos depois, o filho do casal se apaixona por uma prima e casam. Ao escrever na forma de um romance épico intergeracional, Jeffrey Eugenides acompanha este gene silencioso até que ele se manifesta finalmente.

 

Is there anything as incredible as the love story of your own parents? Anything as hard to grasp as the fact that those two over-the-hills players, permanently on the disabled list, were once in the starting lineup?

 

Biology gives you a brain. Life turns it into a mind.

 

É uma história muito bem construída e contada, isso é certo. Confesso que penei um bocadinho no início - tinha que me forçar a pegar no livro para ultrapassar as primeiras páginas -, mas depois compensou muito. O livro exige tempo e uma leitura atenta, por isso recomendo que peguem nele quando tiverem uns dias de férias, por exemplo. Só quando fui para a Rússia é que consegui mergulhar completamente na leitura.

 

Desse lado, quem já leu este livro? Recomendam os outros deste autor? Contem-me tudo!

 

_________

Middlesex por Jeffrey Eugenides

Avaliação: 8,5/10

10 comentários

Comentar post