Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Sex | 22.02.19

Os livros da Rita // Little Fires Everywhere, Celeste Ng

Quando comprei o Little Fires Everywhere sabia muito pouco sobre a história e até a autora, Celeste Ng. Dizem que não devemos julgar um livro pela capa, mas esta atraiu-me tanto que não fui capaz de não comprar. E ainda bem.

 

little-fires-everywhere-celeste-ng-2.jpg

 

Primeiro que tudo, é um livro sobre famílias e sobre a forma como estas são tão diferentes - não apenas na sua composição, mas sobretudo nas dinâmicas que se criam entre as pessoas. Celeste Ng conta-nos histórias de várias famílias: uma família monoparental, uma família mais tradicional, um casal que tenta adoptar um bebé - tudo isto passado num bairro extremamente organizado e aparentemente perfeito.

 

Para mim, mais do que isso, foi um livro sobre outras duas coisas: maternidade e coincidências. Maternidade pelo foco que é dado à relação de Mia com Pearl, as duas personagens centrais deste livro, mas também por abordar a questão da adopção. Uma mãe que adopta consegue amar da mesma forma que uma mãe biológica? Mesmo eu, que tenho pouca afinidade com o tema, consegui ligar-me bem às emoções e sentimentos que a autora tenta passar.

 

To a parent, your child wasn’t just a person: your child was a place, a kind of Narnia, a vast eternal place where the present you were living and the past you remembered and the future you longed for all existed at once.

 

For her it was simple: Bebe Chow had been a poor mother; Linda McCullough had been a good one. One had followed the rules, and one had not. But the problem with rules, he reflected, was that they implied a right way and a wrong way to do things. When, in fact, most of the time there were simply ways, none of them quite wrong or quite right, and nothing to tell for sure which side of the line you stood on.

 

Toda a narrativa é feita de coincidências. Começamos o livro e a autora conta-nos logo que a casa dos Richardson, a tal família tradicional, ardeu. E que é tudo culpa da filha mais nova do casal, a ovelha negra da família. O que é que isso tem a ver com a chegada de Mia e Pearl ao bairro de Shaker Heights, no Ohio? Uma série de coincidências que vocês terão que descobrir ao ler o livro!

 

Tinham-me dito que - pelo menos ao início - era uma leitura difícil de engrenar, mas eu achei exactamente o contrário. Quem já leu o livro, o que achou? Contem-me tudo nos comentários!

 

_________

Little Fires Everywhere by Celeste Ng

Avaliação: 8/10

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.