Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Ter | 10.03.20

Os livros da Rita // Kudos, Rachel Cusk

Cheguei finalmente ao fim desta pequena viagem que foi ler a trilogia da Rachel Cusk. Kudos é o terceiro e último volume e, provavelmente, aquele de que mais gostei. Depois de acompanharmos a protagonista na viagem até à Grécia para dar um curso de escrita (Outline) e de a vermos passar por mudanças familiares impactantes (Transit), neste livro vamos com ela numa viagem por conferências e festivais literários pela Europa.

 

72BF6513-8463-4720-B400-9CE5DFFA91F6.jpg

 

Talvez tenha sido o tema que me interessou tanto neste último volume, uma vez que nunca acompanhei uma conferência ou um festival literário do ponto de vista de um escritor. E talvez por ser o último, atingiu um clímax que os outros dois não conseguiram - acredito que tenha sido propositado. Fiquei mesmo muito embrenhada em toda a história que dá vida a Kudos, embora o estilo de Rachel Cusk se mantenha sempre lá: vamos descobrindo mais sobre a protagonista e sobre o que se passa através de conversas que ela tem com outras pessoas ou que ouve outras pessoas terem umas com as outras.

 

You can't tell your story to everybody, I said. Maybe you can only tell it to one person.

 

O festival literário a que vai acontece, nada mais nada menos, do que em Portugal! Mas atenção, isto nunca nos é dito directamente. Sabemos que Faye - é assim que se chama a protagonista, algo que só nos é dito mesmo no final do livro - está na Europa, mas a certa altura as descrições começaram a soar-me demasiado familiares: uma cidade com um terreno muito inclinado, cheia de altos e baixos, que se enche de Jacarandás num período muito curto do ano, onde as pessoas param para ver futebol… estão a ver, não é?

 

Acho que o facto de se passar em Lisboa (acredito que seja cá) trouxe um lado muito mais familiar e próximo à minha leitura deste livro. Sei que Rachel Cusk tem outras obras, algumas delas são ensaios sobre a maternidade, o casamento e o divórcio, e sei que no futuro vou querer ler mais coisas dela. Para já, sinto que preciso de dar um tempo ao estilo dela - também vos acontece?

 

Agora vá, contem: quem já tem pelo menos um exemplar desta autora para ler?

 

_________

Kudos por Rachel Cusk

Avaliação: 8/10

6 comentários

Comentar post