Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Sex | 10.01.20

Os livros da Rita // Jesus Cristo bebia cerveja, Afonso Cruz

Jesus Cristo bebia cerveja, de Afonso Cruz, foi o livro que trouxe de 2019 para acabar de ler este ano. Não pensem que é porque é demasiado complicado de ler (pelo contrário!). Eu é que me esqueci dele no trabalho nos dias de Natal, então comecei outro para aproveitar os dois dias de leitura. Recomecei este há uns dias e provou ser mais um dos livros amorosos do autor.

 

IMG_1620.jpg

 

Começa logo pela premissa: Rosa, uma jovem alentejana, e Professor Borja, de 70 e poucos anos, decidem fazer cumprir o sonho da avó de Rosa - ir à Terra Santa. Só que não têm dinheiro e Antónia já está muito velhota para a conseguirem deslocar até lá. Então decidem transformar a aldeia de uma inglesa rica em Jerusalém, com toda a logística que isso implica.

 

Para além de muito divertido, este livro consegue também ser bastante profundo em alguns momentos - como, aliás, é uma das marcas de Afonso Cruz.

 

De cada vez que deixamos de ser percebidos, morremos. Quando somos enterrados deixamos de ser percebidos por toda a gente, mas quando os outros já não olham para nós, ficaram condenados para um número limitado de pessoas, a uma morte em tudo idêntica à outra. A nossa morte não acontece quando somos enterrados, acontece continuamente: os dentes caem, os joelhos solidificam, a pele engelha-se, os amigos partem. Tudo isso é a morte. O momento final é apenas isso, um momento.

 

Mais do que uma história engraçada sobre uma neta que quer garantir o último desejo da avó, Jesus Cristo bebia cerveja é uma reflexão bonita sobre a morte e o amor - e sobre como, muitas vezes, os dois andam ligados.

 

Quando acordaram de manhã, na mesma cama, ela disse-lhe que queria ter um passado com ele. Não era um futuro, que é uma coisa incerta, mas um passado, que é isso que têm dois velhos depois de passarem uma vida juntos.

 

Quem desse lado já leu este Afonso Cruz? Gostei muito, muito! O próximo que quero ler é Nem Todas as Baleias Voam!

 

_________

Jesus Cristo bebia cerveja por Afonso Cruz

Avaliação: 8,5/10

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.