Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rita da Nova

Os livros da Rita // High Fidelity, Nick Hornby

O livro High Fidelity de Nick Hornby ainda faz parte daquela pilha de livros que trouxe de Edimburgo este Verão. Ao contrário de muitos livros, que andam na minha mira há algum tempo, este veio comigo porque já me tinham aconselhado a ver o filme. Não fazia sequer ideia que tinha sido inspirado num livro e, quando o vi, achei curioso e resolvi trazer.

 

Conta a história de Rob Fleming, um trintão londrino e dono de uma loja de discos, que acabou de terminar a relação com a sua namorada Laura. Acompanhamo-lo durante todo o livro em dissertações sobre o amor, as relações e o compromisso. O livro começa precisamente com uma lista das 5 separações mais memoráveis para Rob e, ao início, achei-o um autêntico palerma. Com o desenrolar do livro fui descobrindo o lado mais humano desta personagem, as suas motivações e medos.

 

high-fidelity-nick-hornby.jpg

 

Gosto muito de histórias que me põem do lado masculino e me fazem empatizar com a personagem principal, algo que de outra forma seria complicado conseguir. Acho que foi essa a parte de que mais gostei neste High Fidelity: o facto de, a determinada altura, conseguir compreender perfeitamente porque é que Rob reagia de uma forma e não de outra. O autor completamente à figura do herói perfeito e apresenta-nos um verdadeiro ser humano como personagem principal.

 

Se gostam de música vão certamente identificar-se com este livro, já que está cheio de referências e de raciocínios que relacionam a música com a vida, como este que acho delicioso:

 

“What came first – the music or the misery? Did I listen to the music because I was miserable? Or was I miserable because I listened to the music? Do all those records turn you into a melancholy person?”

 

Próximo passo? Ver se o filme é tão bom quanto o livro - já me disseram que sim. E vocês, já conheciam este livro ou o filme? Em que leituras andam agora?

_________

High Fidelity by Nick Hornby

Avaliação: 8,5/10