Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Sex | 14.06.19

Os livros da Rita // Harry Potter and the Prisoner of Azkaban, J. K. Rowling

A minha aventura em Hogwarts continua e dei por mim tão perdida neste terceiro volume da saga Harry Potter - Harry Potter and the Prisoner of Azkaban - que acabei por eleger este livro como a minha leitura para o tema de Junho d’Uma Dúzia de Livros (um livro sobre um sítio que não conhecemos).

 

2019-06-13 06.58.43 1.jpg

 

Começo por vos dizer que foi, de longe, o livro (e o filme) de que mais gostei até agora - apesar de achar que as adaptações para cinema continuam a não fazer jus às narrativas da J. K. Rowling. É, sem dúvida, uma história muito mais adulta, menos previsível e traz mais informações sobre o passado de Harry e Hogwarts.

 

You think the dead we loved ever truly leave us? You think that we don’t recall them more clearly than ever in times of great trouble? Your father is alive in you, Harry, and shows himself plainly when you have need of him.


É neste livro que aparece, pela primeira vez, a figura dos Dementors. E apesar de eu não saber se vão ter muito mais importância no resto da história, não deixam de ser importantes - não apenas para a narrativa, mas sobretudo por serem uma metáfora para a depressão. É um dos casos mais notáveis de como um escritor consegue passar a sua experiência de vida para um livro de forma subtil mas impactante, dando a devida importância ao tema da saúde mental.

 

Diverti-me muito com este livro, acima de tudo porque senti que o universo Harry Potter ficou muito enriquecido com coisas que aparecem pela primeira vez neste livro: não apenas os Dementors, mas o Time-Turner, o Marauder’s Map, o feitiço “Patronus” - alguns deles acredito que possam vir a ter ainda mais protagonismo e importância na história.

 

I solemnly swear that I am up to no good.

 

Como podem ver sigo motivada (e cada vez mais entusiasmada) nesta missão de ler a saga Harry Potter pela primeira vez. Segue-se Harry Potter and the Goblet of Fire, que deve estar a chegar pelo BookDepository. Quem desse lado também sentiu que o terceiro volume marca a história de uma forma diferente?

 

_________

Harry Potter and the Prisoner of Azkaban por J. K. Rowling

Avaliação: 8,5/10

13 comentários

Comentar post