Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Sex | 29.03.19

Os livros da Rita // Harry Potter and the Philosopher’s Stone

Pois é, parece que aos 27 anos decidi começar a ler a saga Harry Potter. Antes que perguntem, sim - só agora. Quando era criança tinha a mania que era snob e mais esperta que o resto dos miúdos, já para não falar da minha aversão ao hype que se criou em volta deste feiticeiro com uma cicatriz na testa. Mesmo os filmes acabaram por me passar completamente ao lado, o que acabou por ser bom agora. Parti para a leitura dos livros com pouquíssimo conhecimento da história.

 

harry-potter.jpg

 

Sendo que quase toda a gente já leu pelo menos este primeiro livro - Harry Potter and the Philosopher’s Stone - não quero falar muito da narrativa em si, mas mais da perspectiva que tenho ao conhecê-la agora na idade adulta. Devo ressalvar que entrei nisto sabendo que os livros começam infantis e vão deixando de o ser; que foram criados para acompanhar as crianças ao longo dos anos, para crescerem com elas.

 

I hope you're pleased with yourselves. We could all have been killed - or worse, expelled. Now if you don't mind, I'm going to bed.

 

Não me chocou a linguagem mais simples e acho que ajudou começar a ler em inglês, já que a tradução poderia acrescentar uma camada de infantilidade na leitura. Aquilo que mais me prendeu neste primeiro livro - e espero que continue a prender nos próximos - é o imaginário visual tão rico que a J.K. Rowling conseguiu criar. As descrições transportam-nos mesmo para Hogwarts e, por isso, não me admira que haja tanta gente a querer receber uma carta.

 

Outra coisa que adorei foi o sentido de humor de algumas das personagens. Achei mesmo muita piada a algumas partes do livro e gostava que nos próximos fosse evoluindo para um humor mais sarcástico.

 

You haven't got a letter on yours," George observed. "I suppose she thinks you don't forget your name. But we're not stupid-we know we're called Gred and Forge. 

 

Portanto sim: foi tonto da minha parte achar que era demasiado boa para estes livros. Sei que ainda me vão surpreender mais e planeio lê-los todos nos próximos meses. Até lá, quero saber se há fãs de Harry Potter desse lado - mas não spoilem, 'tá?

 

_________

Harry Potter and the Philosopher's Stone por J. K. Rowling

Avaliação: 8/10

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Rita da Nova

    01.04.19

    Eu acho que a leitura em inglês tornou tudo mais rico 🙂
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.