Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Qua | 18.03.20

Os livros da Rita // Big Little Lies, Liane Moriarty

Este Natal, a minha Joana ofereceu-me o Big Little Lies, da Liane Moriarty, com um aviso claro: “se não gostares da Liane, vamos ter que repensar a nossa amizade”. Pois bem, depois de ter lido o livro de uma assentada, posso dizer-vos o que já disse à Joana - amo uma Liane.

 

big-little-lies-liane-moriarty.jpg

 

Eu já tinha visto a série da HBO antes, algo que é especialmente injusto em histórias como esta. Já sabia tudo o que ia acontecer quando peguei no livro (até porque a série é muito fiel) e só gostava de nunca ter conhecido a história antes, uma vez que está cheia de pequenos pormenores e twists que conseguem realmente surpreender-nos. Em ambos os casos somos levados ao início da época escolar e a conhecer mães muito diferentes.

 

Did anyone really know their child? Your child was a little stranger, constantly changing, disappearing and reintroducing himself to you. New personality traits could appear overnight.

 

Madeleine é a mãe-galinha optimista, que arranja sempre forma de tornar tudo fácil para toda a gente. Celeste tem tanto de bonita e inteligente como de frágil. Jane é uma mãe solteira cuja história é mais complicada do que parece. E Renata é uma mulher que ambiciona tanto para o papel de mãe como para a sua carreira. Estas são as quatro personagens centrais, que dão por si numa situação trágica - durante a Trivia Night, um evento na escola, alguém morre.

 

Quem morreu, como morreu, porque é que morreu e como é que estas quatro mulheres se relacionam com o acidente e, mais importante ainda, umas com as outras? É o que terão que descobrir no livro e/ou na série - recomendo mesmo muito a adaptação! E embora todo o contexto da narrativa esteja muito longe da minha realidade - afinal estamos a falar de dramas de mães com filhos na escola levados ao extremo -, Big Little Lies conseguiu prender-me do início ao fim, como há muito tempo não me acontecia com um livro.

 

Acho que não vos preciso de convencer mais, certo? Leiam, mesmo que já tenham visto a série, porque assim podem também desfrutar melhor da escrita e da forma como Liane Moriarty estruturou a narrativa. Ficaram com vontade de mergulhar neste livro, sim ou sim?

 

_________

Big Little Lies por Liane Moriarty

Avaliação: 9/10