Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Ter | 05.05.20

Os livros da Rita // A Morte do Pai, Karl Ove Knausgård

Lembro-me perfeitamente da primeira vez que ouvi falar do Karl Ove Knausgård: estávamos numa edição do meu workshop de Escrita Criativa e os livros dele foram tema. Confesso que não sigo muito a literatura nórdica, mas fiquei logo interessada em conhecer um bocadinho mais sobre a obra dele - sobretudo o conjunto de 6 livros a que chamou “Min Kamp” (A Minha Luta).

 

21060372_4Fdva.jpeg

 

Comprei o primeiro volume - A Morte do Pai - na Feira do Livro de há dois anos, mas foi ficando por ler. Até que a quarentena chegou, eu estou a despachar livros a uma velocidade superior ao normal e decidi pegar-lhe. O que me atraiu foi a crueza que usa para falar da sua própria vida e, neste volume em específico, como a relação com o pai o afectou. O livro é autobiográfico, mas não necessariamente cronológico porque é importante irmos tendo estes contrapontos entre o Karl Ove da adolescência e o Karl Ove da idade adulta.

 

Gostei muito do conceito do livro, mas confesso que não tanto da concretização. Não sei se foi a tradução, mas houve partes em que ele perdeu completamente o meu interesse - explorou demasiado a vida de adolescência dele, a relação com a música, mas não consegui criar empatia com essa parte da história. Achei-o aborrecido em certas partes, até. No entanto, a partir do momento em que o pai de Karl Ove morre, consegui criar uma ligação com ele e com aquilo por que estava a passar.

 

O livro está escrito de uma forma bastante fria, mesmo quando fala de sentimentos e isso é algo que facilmente se atribui à escrita nórdica. Ainda assim, na segunda metade do livro, tem momentos profundamente emocionais e eu assei fascinante como é que se consegue ser as duas coisas ao mesmo tempo - distante, mas empático. A Morte do Pai ainda não me convenceu a 100%, mas pelo sim, pelo não, tenho cá o segundo volume traduzido para inglês e hei-de pegar-lhe brevemente para tirar as teimas.

 

Desse lado, quem já leu algo de Karl Ove Knausgård? O que acharam?

 

_________

A Morte do Pai by Karl Ove Knausgård

Avaliação: 7,5/10

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Rita da Nova

    07.05.20

    Sim, é ver! 🤷‍♀️
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.