Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Ter | 21.01.20

Os livros da Rita // A Man Called Ove, Fredrik Backman

Se 2020 acabasse hoje, eu provavelmente já teria lido o melhor livro do ano. A Man Called Ove, de Fredrik Backman, é um daqueles livrinhos que parecem muito tranquilos ao início, mas escondem uma história profunda e emocionante.

 

EEE0A081-8DF6-4592-98A1-0CDA15CFA86E.jpg

 

Falando-vos um pouco do que podem esperar: Ove é um senhor velhote e maldisposto, cumpridor de regras e fã de fazer as coisas como sempre foram feitas. Tem rotinas estabelecidas e não gosta quando alguém ou alguma coisa interferem nesse processo - como a maioria dos velhotes que eu conheço. O que acontece quando uma pessoa destas tem um objectivo muito claro na cabeça, mas a vida parece sempre por-lhe à frente acontecimentos que o impedem? Acontece uma das histórias mais comoventes que eu já li na vida.

 

Ove had never been asked how he lived before he met her. But if anyone had asked him, he would have answered that he didn’t.

 

A Man Called Ove é um livro extremamente empático, que nos mostra o lado das personalidades rabugentas que nós muitas vezes não conhecemos - a sua origem e motivação. Fez-me rir muito, chorar muito e, acima de tudo, pensar muito. Recomendo mesmo que o leiam!

 

Também gostei muito da escrita de Fredrik Backman, por isso digam-me: que livro dele devo ler a seguir? Para já quero muito ver a adaptação sueca para filme, já ouvi dizer que é tão bonito quanto o livro.

 

_________

A Man Called Ove por Fredrik Backman

Avaliação: 9/10

12 comentários

Comentar post