Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Os livros da Rita // A Little Life, Hanya Yanagihara

Levei o A Little Life comigo na viagem a Cuba porque precisava de ter tempo e disponibilidade mental para me dedicar a ele. Não apenas porque o livro tem à volta de 700 páginas, mas sobretudo devido à sua densidade.

 

Esclareço já uma coisa de início: não é, de todo, um livro complicado de ler - pelo contrário. Mas a história é tão dura, que dei por mim várias vezes a ter que parar de ler para não vomitar. A autora escreve demasiado bem, ao ponto de conseguir provocar-nos sensações físicas enquanto descreve o que se está a passar.

 

livros-da-rita-a-little-life.jpg

 

Os primeiros capítulos não são muito entusiasmantes, mas achei-os muito necessários. O livro acompanha a história de quatro amigos norte-americanos desde o tempo da faculdade e passa-se em Nova Iorque. Por isso, a primeira parte é dedicada a apresentar-nos as quatro personagens que vamos seguir durante muito tempo. Uma delas em particular - o Jude - está no centro de todo o livro e, aos poucos, vão-nos revelando um passado traumático. Mas sobre isso em concreto não vou falar, para não vos estragar a leitura. Deixo-vos apenas uma citação para vos aguçar a curiosidade:

 

You won’t understand what I mean now, but someday you will: the only trick of friendship, I think, is to find people who are better than you are—not smarter, not cooler, but kinder, and more generous, and more forgiving—and then to appreciate them for what they can teach you, and to try to listen to them when they tell you something about yourself, no matter how bad—or good—it might be, and to trust them, which is the hardest thing of all. But the best, as well.

 

É incrível como um livro que não é escrito na primeira pessoa consegue passar-nos tão bem o que as personagens estão a sentir. Esta história é sobre amizade, sim, mas é sobretudo acerca das consequências que os traumas de infância podem ter no nosso futuro. Não esperem uma leitura leve, mas se gostarem deste tipo de leitura, então este livro é o ideal.

_________

A Little Life por Hanya Yanagihara

Avaliação: 9,5/10

Semelhante a: A História Secreta, Donna Tartt

4 comentários

Comentar post