Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Qui | 29.06.17

Os livros da Rita // A História Secreta

DONNA TARTT-POST.png

 

Demorei mais tempo do que o normal a ler A História Secreta, da Donna Tartt, não só porque o livro é mesmo muito grande, como pela intensidade e dureza da história. Lembro-me que, quando comecei a ler, ouvi opiniões contraditórias acerca do livro: houve que tivesse adorado, houve quem tivesse odiado. Li sem grandes expectativas e confesso que, ali a meio, vacilei um bocadinho. Não que não estivesse a gostar - pelo contrário -, mas porque a autora mastiga um bocadinho a história e parece que anda ali às voltas sem grande objectivo.

 

É claro que aquele impasse acabou por fazer todo o sentido no desfecho da história. “Mas que história?”, perguntam vocês. O livro começa com um acontecimento muito simples: um grupo de amigos e colegas de faculdade matou um rapaz do grupo, o Bunny. Percorremos a história sempre através do ponto-de-vista de Richard, o membro mais recente deste grupo que é estranho ao ponto de fazerem as cadeiras da licenciatura com o mesmo professor.  Já sabemos que eles mataram Bunny e até nos dizem como logo no início. Sendo assim, esperei que o livro descrevesse os motivos que levaram a que tal acontecesse. Mas é aí que Donna Tartt revela uma grande mestria e, com uma forma intensa de escrever, consegue surpreender-nos a cada momento.

 

a historia secreta

 

Já devem ter percebido que recomendo o livro, mas tenham atenção: é preciso estar no estado de espírito e de motivação certos para o ler, caso contrário facilmente desistem. Há alguém desse lado que já tenha lido A História Secreta? O que acharam? Foi a minha primeira experiência com a autora, mas agora estou muito curiosa para ler O Pintassilgo.

_________

A História Secreta by Donna Tartt

Avaliação: 8,5/10

Semelhante a: The Bell Jar by Sylvia Plath e O Pintassilgo by Donna Tartt

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Rita da Nova

    30.06.17

    Depois vou querer saber o que achou ☺️
    Um beijinho!
  • Sem imagem de perfil

    Bailarina Da Lua

    30.06.17

    Combinado ! Beijinho e bom dia !
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.