Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rita da Nova

Os livros da Rita // A Cat, a Man and Two Women, Junichiro Tanizaki

Todos conhecemos a expressão “não julgar um livro pela capa”, mas quem nunca comprou um exactamente por aquilo que tem na capa? É certo que nem sempre temos sorte, mas não foi esse o caso com o livro A Cat, a Man and Two Women que comprei por impulso em Bruges. Quer dizer, como é que é suposto eu não trazer um livro que tem a silhueta de um gato na capa?

 

os-livros-rita-acat-aman-two-women.jpg


A premissa desta novela é simples, mas aos poucos vai revelando um tema cada vez mais complexo. Conta a história de Shozo, dono da gata Lilly, que se vê metido no meio de uma querela entre a sua ex-mulher e a mulher actual. Nenhuma delas suporta a relação que Shozo tem com a gata e este animal passa a estar no centro de todo o conflito. Só que o livro é sobre muito mais do que isto. É sobre a capacidade de manipulação que algumas pessoas têm e, também, sobre a submissão incompreensível do outro.

 

De leitura fácil e leve, este livrinho é literatura japonesa no seu melhor: simples, pouco complexo, mas ao mesmo tempo com uma carga humana tão densa. Os donos de gatos vão identificar-se muito com alguns momentos e arrisco até em dizer que, mesmo quem não é muito fã de gatos, vai gostar da forma como tudo gira em torno deste animal.

 

When he heard people with no knowledge of a cat’s character saying that cats were not as loving as dogs, that they were sold and selfish, he always thought to himself how impossible it was to understand the charm and lovableness of a cat if one had not, like him, spent many years living alone with one. The reason was that all cats are to some extent shy creatures: they won’t show affection or seek it from their owners in front of a third person but tend rather to be oddly standoffish.

  

Já se tinham cruzado com este livro ou com o seu autor, Junichiro Tanizaki? Ficaram com vontade de ler?

_________

A Cat, a Man and Two Women por Junichiro Tanizaki

Avaliação: 7,5/10

Semelhante a: O Marinheiro que Perdeu as Graças do Mar, Yukio Mishima