Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Seg | 30.09.19

Os livros da Rita // 4 3 2 1, Paul Auster

4 3 2 1, de Paul Auster, é na realidade quatro livros em apenas um. O ponto de partida é comum: a história de vida de Archibald Isaac Ferguson. A partir daí, o autor criou quatro possibilidades de percursos para esta personagem.

 

2019-09-30 03.42.33 1.jpg

 

 

Ao início é uma confusão tão grande quanto parece, sim. Porque, ao contrário do que eu estava à espera, os capítulos não seguem cada história até ao fim. Ou seja: começa com o primeiro capítulo da primeira storyline, o primeiro capítulo da segunda storyline, etc. Como sei que não me conseguiria orientar, acabei por andar a saltitar para ler as diferentes histórias completas - mas também acho que o livro foi criado desta forma para nos dar essa possibilidade.

 

O que mais gostei no livro, para além da forma incrível como o Paul Auster escreve (Mr. Vertigo é um livro que não recomendo tantas vezes como deveria), foi da maneira como uma pessoa poderia, de facto, ter vidas muito diferentes consoante os acontecimentos marcantes da sua vida. A perda de um pai numa das histórias, por exemplo, levou Ferguson por um caminho bastante diferentes do que nas outras. Ao mesmo tempo, faz-nos ponderar se não há certas coisas ou pessoas que estamos destinados a conhecer ou fazer, independentemente do percurso que escolhemos.

 

Ainda assim, se decidirem pegar no livro preparem-se para uma leitura demorada e intensa. É uma empreitada pela história do século XX nos EUA e cada storyline aborda aspectos diferentes - uns mais políticos, outros mais sociais, outros mais culturais. No final das mais de 1000 páginas, ficamos mesmo com um quadro interessante.

 

No final disto tudo, fiquei com muita vontade de ler mais coisas do Paul Auster. Até agora só li o Mr. Vertigo, que ficou com um lugarzinho especial no meu coração. Que outros livros dele me recomendam?

 

_________

4 3 2 1 por Paul Auster

Avaliação: 8/10

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Rita da Nova

    30.09.19

    Uuuuuh! Já me convenceste 😊
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.