Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Ter | 28.12.21

Os Casos do Beco das Sardinheiras, Mário de Carvalho

Imaginem um beco tipicamente lisboeta, habitado pelas personagens tipicamente portuguesas que todos nós conhecemos — é esse o ponto de partida de Os Casos do Beco das Sardinheiras, de Mário de Carvalho, um livro de que já tinha ouvido super bem e decidi, finalmente, ler. Apesar de ter sempre notado um humor subjacente em tudo o que li do autor, diria que este livro é o mais engraçado dele que li até agora.

 

casos-do-beco-das-sardinheiras-mario-de-carvalho.j

 

No Beco das Sardinheiras acontecem situações do arco da velha: o eixo da Terra altera-se, uma máquina de costura consegue congelar tudo à sua volta, um gato gigante anda pelo bairro e tantas outras coisas que simplesmente “vão acontecendo”. Nesta colectânea de pequenos contos passados no Beco das Sardinheiras, escritos entre Dezembro de 1981 e Fevereiro de 1982, Mário de Carvalho consegue mesmo entrar na cultura lisboeta, transversal a qualquer bairro da cidade — tanto que não interessa se este beco ainda é em Alfama ou se já fica na Mouraria.

 

Nestes onze pequenos contos, que partilham personagens, o local e o conhecimento de quem é quem e do que já foi acontecendo, o escritor leva-nos numa incursão por expressões tipicamente lisboetas que cada vez ouvimos menos. Cresci com alguns destes dizeres típicos (e com outros tantos do Norte imortalizados pela minha avó) e sabe muito bem ler um livro tão característico da cidade em que nasci e cresci.

 

Se gostam de ler autores portugueses, aqui está o livro perfeito: não chega a ter 100 páginas e é o plano perfeito para uma tarde de final de Outono ou início de Inverno. Quem sabe não o emprestam depois aos vossos familiares mais velhos, que certamente irão gostar de conhecer o Beco das Sardinheiras. Desse lado há alguém que já o tenha lido? Quero saber tudo!

8 comentários

Comentar post