Os 5 melhores restaurantes de 2017
Como assim, já só nos sobra uma semana de 2017? É só de mim ou este ano passou especialmente depressa? Seja como for, para mim as refeições sempre foram uma forma de eternizar o tempo que passamos à mesa, de aproveitar as pessoas que estão comigo e de conhecer novos sabores. Conheci muitos restaurantes novos este ano e revisitei alguns dos meus favoritos.
Como não poderia deixar de ser, hoje trago-vos os 5 melhores restaurantes de 2017. Muitos mereciam estar nesta lista, mas preferi apresentar apenas estes. O critério de escolha? Foram sítios onde me senti especialmente bem e que vou querer repetir no próximo ano.
1. Restaurante LOCO
Posso dizer-vos que foi uma das melhores experiências que tive este ano - e não apenas gastronómica. Fazer uma refeição no LOCO é comer com os sentidos todos, já que os pratos nem sempre parecem aquilo que realmente são. É também uma experiência envolta em mistério: no início da refeição vemos uma chave pendurada no tecto, que guardamos até ao final para saber que surpresas nos reserva. Ficaram curiosos? É ler mais sobre este jantar aqui.
2. Boa-Bao
Talvez o restaurante de Lisboa mais falado este ano e com todo o mérito! Não conheço quem tenha ido ao Boa-Bao e não tenha gostado, o que só pode ser bom sinal. O passaporte que nos espera na mesa é só o primeiro indício de que estamos prestes a embarcar numa verdadeira viagem. Este restaurante mostra-nos coisas que não conhecíamos e dá-nos a provar coisas que já nos eram familiares, com a diferença de serem mesmo muito bem feitas. Podem descobrir algumas dessas coisas neste post.
3. Rabo d’Pêxe
Eu e o Guilherme fazemos qualquer coisa em (quase) todos os dias 8, para celebrar o dia em que nos conhecemos. Em Novembro deste ano conhecemos (finalmente!) um dos restaurantes que estava na nossa lista desde que abriu. Fiquei encantada com o espaço, a simpatia do staff e, acima de tudo, com a qualidade de todo o peixe e marisco que nos chegou à mesa. O regresso ficou prometido assim que saímos, mas até lá é sempre bom recordar os maravilhosos pratos que nos serviram.
4. Chutnify
Até conhecer este restaurante, nenhum indiano tinha estado no top dos meus favoritos. Isso mudou assim que comecei a provar as iguarias do menu de degustação do Chutnify, que nos permite saborear um pouco da gastronomia do sul da Índia. O que mais gostei no Chutnify foi o twist dado aos pratos mais tradicionais - e é exactamente isso que o torna num restaurante indiano completamente diferente de todos os outros. Descubram mais sobre este sítio aqui.
5. Avenida SushiCafé
E por falar em menus de degustação, não posso deixar de mencionar o maravilhoso jantar que tive no Avenida SushiCafé. Aliás, só prova porque é que é considerado um dos melhores japoneses da cidade há já alguns anos. Uma experiência diferente, que nos mostra que a comida japonesa é mais bem mais do que apenas sushi. Conheçam aqui as 10 coisas deliciosas que provei neste restaurante.
Conhecem algum destes restaurantes? Há algum que faça parte dos vossos melhores deste ano? Partilhem a lista comigo ali em baixo, nos comentários!