Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Sex | 06.12.19

Os 5 melhores livros de 2019

2019 foi um dos anos em que mais li - estou a terminar o 22º e ainda vou ter tempo para ler mais um ou outro. E é por isso que, no meu resumo das melhores coisas de 2019, vos trago pela primeira vez os 5 melhores livros que li. Como em quase tudo, quantidade não significa qualidade e, embora tenha lido bastante, não posso dizer que os livros com que me cruzei tenham tido um impacto gigante na minha vida.

 

POST-MELHORES-LIVROS.png

 

Ainda assim, li muitas coisas diferentes e alguns dos livros fizeram-me pensar em coisas que nunca tinha considerado antes (para mim essa é mesmo a maior capacidade que os livros têm). Sem mais demoras, aqui ficam os 5 livros que resolvi destacar - sem que a ordem em que os apresento tenha algum significado especial:

 

1. Purple Hibiscus, Chimamanda Ngozi Adichie

Li-o logo no início do ano e adorei a forma como explora uma dinâmica familiar tóxica - em particular, a de uma relação de abuso de poder que um pai pode exercer numa família tradicional nigeriana. Gostei imenso da forma como as mulheres têm um papel subversivo na narrativa. Tem passagens muito duras, mas também muito emocionais e acho que vale bastante a pena!

 

OS-MELHORES-LIVROS-2019-1.png

 

A book review para ler com mais detalhe aqui:

> Os livros da Rita // Purple Hibiscus, Chimamanda Ngozi Adichie

 

 

2. Middlesex, Jeffrey Eugenides

Quando dizia que os livros deste ano me fizeram considerar coisas que nunca tinha pensado antes, tinha principalmente o Middlesex em mente. Para além de falar sobre um tema que eu adoro (famílias), aborda também a questão do género sexual e do facto de nos identificarmos (ou não) com o sexo em que nascemos.

 

OS-MELHORES-LIVROS-2019-2.png

 

A book review para ler com mais detalhe aqui:

> Os livros da Rita // Middlesex, Jeffrey Eugenides

 

 

3. Os Meus Sentimentos, Dulce Maria Cardoso

Já me tinha apaixonado pela Dulce Maria Cardoso no ano passado, com O Retorno, mas fiquei completamente rendida com este livro também. Esta narrativa é muito mais emocional e centrada no que se passa dentro de uma personagem em concreto e acho que a autora soube escrever este livro de uma forma exímia!

 

OS-MELHORES-LIVROS-2019-3.png

 

A book review para ler com mais detalhe aqui:

> Os livros da Rita // Os meus sentimentos, Dulce Maria Cardoso

 

 

4. Normal People, Sally Rooney

Houve tanto hype à volta deste livro em 2019, que eu tive receio de ficar desiludida. Comprei-o em Londres e li-o de uma assentada, tal é a forma como a autora consegue prender-nos na história destes dois adolescentes (e jovens adultos, a certa altura). Embora tenha um lado Young adult de que eu não costumo gostar, a verdade é que compensa com a profundidade que a história e as personagens têm.

 

OS-MELHORES-LIVROS-2019-4.png

 

A book review para ler com mais detalhe aqui:

> Os livros da Rita // Normal People, Sally Rooney

 

 

5. The Color Purple, Alice Walker

Foi um dos últimos que li este ano e, também, um dos que mais me deixou rendida. Era um dos clássicos que queria ler há imenso tempo e agora só me arrependo de não o ter lido mais cedo.

 

OS-MELHORES-LIVROS-2019-5.png

 

A book review para ler com mais detalhe aqui:

> Os livros da Rita // The Color Purple, Alice Walker

 

 

Como foi o vosso ano em leituras e qual seriam os vossos 5 melhores livros deste ano? Quero saber tudo, deixem a vossa lista nos comentários!

15 comentários

Comentar post