Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Seg | 31.08.20

Old Baggage, Lissa Evans

Bom, então não é que… levei dois livros para as férias no Porto Santo, mas acabei por devorá-los em pouquíssimo tempo e dei por mim a precisar de qualquer coisa para ler na viagem de regresso. Com a loja do aeroporto fechada, desta vez pedi emprestado um livro à amiga que nos recebeu por lá (oi, Sofia! 👋) e foi assim que Old Baggage da Lissa Evans me veio parar às mãos.

 

30F9D7EA-CC5F-4CE1-B590-76EC9F5D870F-1F80F81F-5CB1

 

Não conhecia a autora, nem tinha ouvido falar do livro. E às vezes sabe bem entrar numa leitura assim, sem ideias pré-concebidas ou quaisquer expectativas. Em resumo, Old Baggage passa-se em 1928 e conta a história de Matilda Simpkin - Mattie -, que depois de ter sido sufragista e ter lutado incansavelmente pelos direitos das mulheres, chega à meia-idade e sente que não tem propósito na vida. Mais do que isso, sente que a luta feminista foi apenas uma fase na vida das suas antigas amigas e companheiras de luta, que entretanto avançaram e têm outra mentalidade agora.

 

And she loved Mattie. Living with her in simple friendship might be akin to dancing the Charleston when what you really ached for was a slow waltz -- but the music still played; it was, in its way, still a dance.

 

Com a ascensão do fascismo um pouco por toda a Europa, sobretudo nas facções mais jovens, Mattie vê uma oportunidade para criar um clube de jovens mulheres, com o propósito de lhes passar ensinamentos e de as motivar a continuar a lutar pela igualdade de género. Passamos grande parte do livro a acompanhar a criação deste clube e as relações que se vão estabelecendo entre as meninas que participam e a própria Mattie.

 

Gostei bastante desta parte, mas sinto que demorou bastante tempo a lá chegar - as primeiras 100 páginas pastelam um bocadinho. Não sei se seria preciso tanto contexto ou, a ser dado, gostava de ter lido mais episódios sobre os tempos de militante de Mattie. Ainda assim, passada esta parte inicial, lê-se bastante bem e, no final, a relação muito pessoal de Matilda com uma das raparigas do clube - torna o livro um pouco mais entusiasmante de ler.

 

Segundo percebi há outro livro da mesma autora chamado Crooked Heart, que irei pesquisar para ver se me motiva a pegar. Quem desse lado conhece a autora ou o livro? Contem coisas!

 

_________

Old Baggage por Lissa Evans

Avaliação: 6/10

4 comentários

Comentar post