Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Qui | 14.07.22

No One Is Talking About This, Patricia Lockwood

Há uma forma de me convencerem imediatamente a ler um livro e essa forma é: ser bem referenciado pela Sally Rooney. No One Is Talking About This, de Patricia Lockwood, já me tinha aparecido várias vezes à frente, até que reparei no blurb da Sally na capa e tive que o trazer comigo. Foi a minha leitura no voo Lisboa - Nova Iorque e não poderia ter escolhido melhor.

 

no-one-is-talking-about-this.JPG

 

Este livro tem uma estrutura bastante diferente do habitual: está dividido em duas partes e quase que parecem livros completamente diferentes — não na história em si, mas no tom da narrativa. A primeira parte é toda sobre os efeitos da Internet na vida da personagem principal, sobre a forma como ela depende demasiado de uma vida que existe apenas online. Já a segunda parte é sobre aquilo que está a acontecer na vida dela fora da Internet e das redes sociais.

 

The people who lived in the portal were often compared to those legendary experiment rats who kept hitting a button over and over to get a pellet. But at least the rats were getting a pellet, or the hope of a pellet, or the memory of a pellet. When we hit the button, all we were getting was to be more of a rat.

 

É quando a vida real a arranca deste scroll infinito que a narrativa se transforma numa das coisas mais emocionais que eu li nos últimos tempos. A escrita não é das mais fáceis, porque não segue uma estrutura clássica, mas não demora muito a que nos habituemos ao estilo — até porque as referências são todas muito actuais e Patricia Lockwood é sarcástica no ponto certo.

 

Um alerta: acho que não é um livro para toda a gente, mas se gostam de crítica ao mundo da Internet e redes sociais e não se importam de ler livros com uma estrutura e estilo pouco convencionais, então recomendo muito. Já tinham ouvido falar deste livro?

4 comentários

Comentar post