Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Qua | 22.07.20

Night Boat to Tangier, Kevin Barry

Sabem uma coisa que costuma acontecer-me? Ser conservadora nos livros que levo para as férias - um dos motivos que me faz ponderar comprar um e-reader. Acho sempre que não vou ler assim tanto e acabo a roubar livros ao Guilherme. Foi assim que o Night Boat to Tangier de Kevin Barry, veio parar-me às mãos, a meio das mini-férias que fizemos pelo Alentejo. Ele ouviu falar bem num podcast e eu acabei por encomendar no BookDepository.

 

C275EC93-2573-47A5-BE02-1FFCA3237B9F-2583DC48-9FBB

 

A premissa da história é simples: dois irlandeses estão no Porto de Algeciras, em Espanha, à espera do barco nocturno que vem de e vai para Tânger, em Marrocos. Estão à espera da filha de um deles, que aparentemente fugiu para longe da família. Acompanhamo-los sempre ali, a falar com pessoas que passam ou, em alternativa, a remoer nas memórias do passado. É aí que ficamos a conhecer o passado dos dois no tráfico de drogas e os detalhes de uma amizade que tem mais zonas cinzentas do que parece à primeira.

 

But now he came up to himself slowly again—it was like rising through heavy water—and he was warmed by one of the great consolations: nothing very terrible lasts for very long.

 

Vou ser honesta: demorei a entrar na dinâmica do livro. Pareceu-me, isso sim, um excelente retrato do povo irlandês (e do sofrimento que deve ser viver num país sempre tão escuro e meio abatido), mas não senti grande empatia por nenhuma das personagens. De qualquer das formas, acho uma boa leitura para quem se interessa por temas como doenças mentais e relações disfuncionais - mais uma vez, o autor consegue aflorar estes temas e introduzi-los na narrativa sem que pareça muito forçado.

 

Provavelmente não o teria lido se tivesse levado mais livros para as férias, mas ler também é isto - cruzarmo-nos com livros que não são bem a nossa praia, mas que nos abrem os horizontes para outras formas de escrever e de contar histórias.

 

Quem desse lado já tinha ouvido falar deste livro?

 

_________

Night Boat to Tangier por Kevin Barry

Avaliação: 6,5/10

4 comentários

Comentar post