Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Ter | 15.03.22

Mythos, Stephen Fry

Acho que já ninguém se surpreende se eu disser que 2022 é o ano das reinterpretações de Mitologia Grega por aqui, certo? É que, agora, passei de simplesmente ler histórias baseadas em mitos ou figuras específicas e lancei-me no mundo dos livros escritos por Stephen Fry — e, devo dizer, estou completamente apaixonada.

 

mythos-stephen-fry.jpg

 

Mythos é o primeiro de quatro volumes (o quarto sai este ano) que o autor escreveu sobre mitologia grega. Diria que este é o livro mais abrangente, em que Stephen Fry nos pinta um quadro geral — como é que o mundo terá sido criado de acordo com a mitologia, como surgiram os Deuses, quem é quem no Olimpo, etc. E fá-lo, claro, com um humor bastante particular e uma linguagem super acessível. Acho que ajudou muito ter escolhido a versão de audiolivro porque lhe acrescenta uma narração perfeita e a interpretação é muito engraçada.

 

Gaia listened carefully to this wise counsel and — as we all do, whether mortal or immortal — ignored it.

 

Conhecia algumas das histórias e mitos apresentados, mas não conhecia todos e sinto que foi excelente para começar a relacionar todas estas personagens, sejam elas Deuses, heróis ou humanos. Além disso, Stephen Fry vai sempre, de forma bastante natural, mostrando como é que estes mitos têm importância nos dias de hoje — nas palavras, nos estereótipos, nas expressões, na forma como nos relacionamos uns com os outros.

 

Escusado será dizer que recomendo muito este livro a quem tem interesse nestes temas, até porque os capítulos são curtíssimos e é possível ler (ou ouvir) em qualquer tempo morto. Em português tem o título A Grande História dos Mitos Gregos. E é óbvio que já tenho o segundo volume, Heroes, para ouvir. Quem é que já tinha ouvido falar e, quem sabe, já se tinha aventurado nestes livros? O que acharam?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.