Moules&Beer: uma combinação vencedora
Um pequeno spoiler sobre a escapadinha do fim-de-semana passado à Bélgica: em momento algum experimentei as tradicionais moules. Por isso, não deixa de ser irónico que tenha ido conhecer o restaurante Moules&Beer, em Lisboa, alguns dias depois desta viagem.
Já tinha estado há alguns anos no espaço de Cascais, que combina Moules&Gin, mas como não sou a maior fã de mexilhão (e de marisco em geral) acabei por nunca visitar o Moules&Beer em Campo de Ourique. O que é engraçado é que, mesmo não sendo um prato que tenha vontade ou desejo de comer, sempre que experimento estes mexilhões saio de lá muito satisfeita e a achar que se calhar gosto mais de mexilhões do que penso.
Tive a oportunidade de provar um pouco de tudo para recordar a carta e a versatilidade deste conceito. É que a variedade de sabores permite-nos visitar os Moules várias vezes sem nos cansarmos. Há opções mais naturais, mais estranhas, mais picantes ou mais doces. E engane-se quem possa pensar que este é um restaurante só de mexilhão, já que há opções para quem não quer mesmo ou não pode comer este fruto do mar.
Para entrada pode-se escolher entre a Tábua com tártaro de salmão, tártaro de atum e vinagrete de mexilhão, a Tábua de mexilhão panado com molho sweet chilly e maionese e a mais recente novidade da carta - os Mexilhões gratinados com queijo. São todas óptimas, mas esta última foi a minha favorita.
A seguir vieram vários mexilhões para a mesa, com todos os sabores possíveis e imaginários. Ali há Moules Meunière (as clássicas com molho de natas), Moules Mediterrânicas (com molho de tomate), Moules à Bulhão Pato, Moules Thai, Moules Chilli, Moules Fraiche, Moules Pesto, Moules Curry, Moules Cerveja e Moules Mostarda, para além das especiais da semana que vão mudando.
Não houve nenhumas que não tivesse gostado, mas as minhas favoritas são sem dúvida as de Pesto, as Mediterrânicas e as Curry. É incrível como o facto de os molhos estarem todos no ponto torna os mexilhões tão diferentes uns dos outros.
Os apreciadores de boa carne também têm um cantinho especial da carta reservado para si, com um Naco do lombo fatiado e um Picadinho do lombo que mesmo quem não é grande fã (como eu) tem de admitir que estavam tão tenros que se desfaziam na boca. Ambos vêm acompanhados de batatas fritas e foram pensados para partilhar.
Na prova dos nove (leia-se, nas sobremesas) o Moules&Beer também não desiludiu. Já tinha gostado das que experimentei outras vezes e confirmei o que já sabia: são todas muito boas, mas o Banana Toffee, a de Manteiga de Amendoim e o Cheesecake de Chocolate são fabulosos e têm mesmo que experimentar. Se preferirem outros sabores, têm sempre o Cheesecake de Frutos Vermelhos, a Tarte de Maçã e a Tarte de Limão Merengada.
Mesmo não indo muitas vezes a nenhum dos restaurantes Moules&Co, a verdade é que tenho sempre uma experiência boa e coerente. Os espaços são ambos muito agradáveis e o atendimento é impecável. E a combinação de moules com cerveja, que nunca tinha experimentado, é definitivamente vencedora. Sabem o que vos digo? Os belgas é que a sabem toda!
Conhecem algum destes restaurantes? Gostam de moules? Contem-me tudo nos comentários!