Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Qui | 20.07.17

Mercantina: deliciosas novidades para descobrir

MERCANTINA_NOVACARTA-POST.png

 

Possivelmente lembram-se que, há uns tempos, fui experimentar os menus de almoço da Mercantina (no espaço de Alvalade). Relatei-vos esta viagem de regresso às minhas memórias italianas e já na altura fiquei muito curiosa por conhecer a Mercantina do Chiado

 

Entretanto surgiu a proposta de ir conhecer o espaço, mas não só: a Mercantina convidou-me a experimentar as novidades da carta, pensadas e preparadas pelos Chefs Giorgio Damasio e Diogo Coimbra, que funcionam muito bem juntos e conseguem sempre trazer algo de diferente. Neste caso - e porque estamos em pleno Verão - os novos pratos são frescos e amigos da linha. Há novas pastas com peixe, pizzas com massa integral e pratos vegetarianos. Mas já lá vamos: se houve tempo para degustar cada uma destas delicias, então também quero demorar-me a falar-vos sobre cada uma delas.

 

Na Mercantina a comida é feita para ser partilhada, com uma cucina per amici (cozinha para amigos). Normalmente não associamos tanto esta lógica de partilha à cozinha italiana, mas é também típica da gastronomia deste país. E foi isso que fizemos neste almoço: partilhámos e provámos um pouco de tudo.

 

Mercantina-Chiado.jpg

 

Começámos com um trio de crostini que nos colocou logo uma dificuldade: escolher. Um tem cogumelos salteados, outro leva pimentos assados, anchovas, orégãos e o terceiro é composto por tomate confitado e queijo de cabra gratinado. Este último foi o meu favorito, mas estavam todos tostados no ponto certo e ajudaram a abrir o apetite para o que aí vinha.

 

O Chef apresentou-nos a Dama Rossa, uma pizza chamada assim pela sua intensa cor vermelha. Para além de tomate, tem ainda mozzarella fior di latte, tomate seco, azeitonas de taggiasche, salame picante e alecrim. Posso dizer-vos que estava irrepreensível, com o equilíbrio certo entre a suavidade da mozzarella e o picante do salame. E o que dizer desta massa de pizza maravilhosa, mesmo ao estilo napolitano? Sabem aquelas pizzas tão finas e com uma crosta tão crocante, que dão espaço para que os ingredientes tenham um destaque especial? É isto mesmo. Não admira que sejam certificadas pela Associazione Verace Pizza Napoletana.

 

dama-rossa.jpg

 

Depois seguiram-se duas novidades no mínimo inusitadas. Se forem como eu, então não acham muita piada à ideia de comer massa com peixe. Não é que não goste, só não é uma combinação de que seja especialmente fã. Imaginem a minha surpresa quando dei por mim a adorar estas duas novas pastas: Paccheri napolitano de bacalhau em azeite de coentros, mozzarella e tomate semi-seco e Tortelli com recheio de robalo e creme de pimentos vermelhos. Gostei mais do Paccheri napolitano, mas os Tortelli de robalo também estava delicioso e nota-se perfeitamente que a massa é fresca e caseira.

 

paccheri-bacalhau

tortelli-robalo.jpg

 

Desenganem-se se acham que as surpresas se ficam por aqui. A Zucca veio dar um toque diferente à carta da Mercantina. É que, em vez da base de tomate, tem um creme de abóbora maravilhoso e é coberta de beringela, salsicha fresca, provola affumicata di latte di bufala D.O.P e parmesão. Se gostam de comida tradicional reinventada, então têm mesmo que provar esta pizza! Foi um dos pratos de que mais gostei neste almoço.

 

pizza-zucca.jpg

 

Não podíamos terminar este percurso pela comida italiana sem provarmos pelo menos um risotto. O Risotto com vinho Lambrusco, pancetta arrotolata e gongonzola é a nova estrela da carta e posso dizer-vos que foi, a par do Cevadotto de espargos verdes e conserva de cogumelos pleurotus com pesto de ervilhas, o prato de que mais gostei. Um cevadotto é, nada mais nada menos, do que um risotto feito com cevada. Esta é uma das apostas dos Chefs para acrescentar pratos vegetarianos ao menu e vem acompanhado de um Quinotto com legumes da época, sementes torradas de linhaça, abóbora e girassol e um Hambúrguer Vegetariano com soja, tofu, cogumelos e sementes de sésamo. Fiquei com muita vontade de provar ambos.

 

risotto-lambrusco.jpg

cevadotto.jpg

 

Como vos disse, a Mercantina apostou também em ter pizzas com massa integral (uma grande felicidade para mim, que opto por comer sempre mais saudável) e é uma opção disponível em qualquer pizza que escolham.

 

Chegaram também à mesa duas sobremesas: um Cheesecake de Frutos Vermelhos e a nova Panna Cotta de Caipirinha com maçã verde. Infelizmente tive mesmo que sair antes de poder provar estas duas maravilhas, mas assim fico com uma desculpa para voltar. E agora que conheço o espaço do Chiado, sei que o Guilherme vai gostar de lá ir comer um dos melhores Tiramisús de Lisboa. 

 

Já conhecem a Mercantina? Algum destes novos pratos vos despertou curiosidade?

  

Mercantina Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

2 comentários

Comentar post