Rita da Nova

Qui | 28.11.19

Marrocos // Deserto do Sahara

Uma das coisas que mais me entusiasmou na viagem a Marrocos foi a possibilidade de ir até ao Deserto do Sahara e - spoiler alert - a experiência não desiludiu. A parte mais complicada foi perceber como iríamos fazer esta passagem pelo deserto, uma vez que várias companhias têm ofertas diferentes e fica complicado saber exactamente qual a melhor hipótese.

Depois de alguma pesquisa encontrei finalmente as tours Sahara Desert Crew, que me pareceram as melhores. Escolhemos a tour de três dias, que nos levou de Fez a Marraquexe através do deserto. Optámos pela tour partilhada para ser mais barato, por isso fizemos todo o caminho com mais três pessoas e o nosso guia. Antes de vos contar exactamente o que fizemos em cada dia, é importante explicar-vos que a tour custou 250€ por pessoa com transportes, alojamento, pequenos-almoços e jantares incluídos.

Dia 1 // De Fez a Merzouga

A tour começou em Fez e a primeira paragem foi em Ifrane, uma cidade a que chamam “a Suíça de Marrocos” e onde é frequente nevar no Inverno! No caminho entre Ifrane e Errachidia, a nossa segunda paragem, parámos para ver uma série de macaquinhos à beira da estrada.

O melhor deste dia começou depois, quando passámos pelo Vale do Rio Ziz, que tem vistas lindíssimas de palmeiras em contraste com o castanho da paisagem. Chegámos a Merzouga no final do dia e esperava-nos uma viagem de 2h de camelo até chegarmos ao nosso acampamento no deserto. Andar de camelo foi mesmo a coisa de que mais me arrependi nesta viagem; é muito acto estúpido e desconfortável, não recomendo mesmo.

Já dormir no deserto é uma experiência completamente diferente. Adorei, mesmo! Não tenho palavras para descrever o céu à noite… foi provavelmente a coisa mais bonita que eu alguma vez vi na vida. As estrelas são tão vividas que quase parece ser possível tocar-lhes, é incrível!

Dia 2 // De Merzouga a Dadès

Acordámos de madrugada para conseguirmos ver o nascer-do-sol no deserto. Ao contrário do que esperava, não foi o nascer-do-sol mais bonito que já vi - e ficou muito aquém da paisagem nocturna do dia anterior.

O segundo dia desta tour teve como destino Dadès, onde dormimos, por isso saímos de Merzouga logo de manhã e conhecemos dois sítios que adorei: o Gorges du Todra e o Vale de Dadès.

Dia 3 // De Dadès a Marraquexe

Neste último dia, à medida que nos aproximávamos de Marraquexe, pudemos parar em vários locais interessantes: Ouarzazate para visitar o Museu do Cinema, Aït-Ben-Haddou para conhecer a cidade que já serviu de pano de fundo a filmes e séries (Indiana Jones, Gladiator e Game of Thrones, só para mencionar alguns) e ainda fomos parando várias vezes para observar vários pontos da cordilheira do Atlas.

Chegámos a Marraquexe ao final do dia, a tempo de deixar as coisas no Riad e ainda ir jantar fora. Prometo falar-vos sobre o último destino da viagem a Marrocos com mais calma. Para já, deixo-vos a recomendação de fazerem este percurso numa ida a este país - também disponível no sentido Marraquexe - Fez.

Ficaram com vontade de ir até ao deserto e conhecer estas paisagens todas? Contem-me tudo!