Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Sex | 02.08.19

Londres // Rota das Livrarias

O fim-de-semana passado teve direito a três dias e a ser desfrutado em Londres - apesar de na quinta-feira terem estado 36ºC e na sexta, aquando da nossa chegada, já estar o tempo típico da cidade novamente. De qualquer forma, com muito calor ou com chuva, o nosso plano era aproveitar a tarde de sexta-feira para conhecer algumas livrarias mais conhecidas de Londres.

 

livrarias-londres.jpg

 

Já tinha partilhado o plano convosco e, na altura, tinha-vos dito que era ambicioso para uma tarde. E foi mesmo: das quinze livrarias que tinha apontado no mapa, visitámos apenas seis (uma delas a Gosh! Comics, que infelizmente não fotografei). Assim sendo, deixo-vos aqui algumas impressões sobre as restantes, bem como os livros que comprei em algumas delas:

 

 

Hatchard’s, Picadilly Circus

Abriu portas em 1797 e é considerada a livraria mais antiga de Londres. Uma coisa é certa: é um mundo encantado para quem gosta de livros. O piso térreo da livraria de Picadilly tem um resumo de vários géneros, mas depois ainda há um andar em baixo e mais três em cima - todos divididos por géneros e, depois, por autor. Não sei quanto tempo demorei lá dentro, mas queria trazer tudo e mais alguma coisa, como podem calcular.

 

LIVRARIAS-LONDRES-1.png

2019-08-01 12.33.59 2.jpg

 

Acabei por trazer um guia de Marrocos (é a viagem que vamos fazer em Outubro), uma vez que ficava um pouco mais barato do que encomendar pelo Book Depository.

 

 

Foyles, Charing Cross Road

Welcome book lover, you are among friends. É assim que somos recebidos na Foyles de Charing Cross. Eu já achei a Hatchard’s enorme, mas claramente não estava à espera do tamanho desta livraria. Para além de ter todos os livros e mais alguns, tem uma colecção própria de estacionário incrível. Só não comprei um de cada porque o dinheiro e o espaço na mala de cabine não esticam.

 

2019-08-01 12.34.02 1.jpg

2019-08-01 12.34.05 1.jpg

 

Entrei na Foyles com a ideia de comprar o Normal People da Sally Rooney, mas acabei por trazer o Half of a Yellow Sun da Chimamanda, com uma capa lindíssima!

 

 

Stanfords, Covent Garden

A Stanfords de Covent Garden não é muito grande, mas tem a particularidade de ser especializada em viagens - não apenas em livros, mas também em mapas, globos e quaisquer outros objectos que associamos à preparação de uma viagem. Acabei por não trazer nada, mas fiquei encantada com aquele espacinho.

 

LIVRARIAS-LONDRES-2.png

 

 

London Review Bookshop

A par da Librería, foi a livraria que mais gostei de conhecer. É mínima comparada com as outras de que vos falei, mas é lindíssima por dentro e por fora. Acima de tudo, é um espaço para uma comunidade apaixonada pela leitura - e isso nota-se, seja no cafezinho e na esplanada que existe nas traseiras, seja pela forma como o staff recebe as pessoas, fala com elas e lhes recomenda livros.

 

LIVRARIAS-LONDRES-3.png

2019-08-01 12.34.00 1.jpg

 

Foi aqui que comprei, finalmente, o Normal People da Sally Rooney. Li-o quase todo no voo de regresso a Lisboa, mas depois falo-vos disso com mais detalhe.

 

 

Librería

Foi a nossa última paragem nesta tarde de romaria pelas livrarias de Londres. O espaço parece muito maior porque ao fundo existe um espelho que cria uma percepção de profundidade, mas na realidade foi a livraria mais pequena que visitámos. O que perde em tamanho ganha claramente em proximidade com os clientes - assisti a uma conversa super interessante entre o rapaz da Librería e um senhor que pediu recomendações de leitura. Para além disso, tem outras duas coisas muito giras: os livros estão divididos pelos temas que tratam - não por géneros - e têm um podcast próprio da livraria! How cool is that?

 

2019-08-01 12.33.59 1.jpg

 

 

Acabei por não comprar mais nenhum livro nesse dia porque tínhamos coisas combinadas a seguir, mas na estação de London Bridge acabei por entrar numa Watersones e trouxe dois: Eleanor Oliphant Is Completely Fine da Gail Honeyman e Truly Madly Guilty da Liane Moriarty. Waterstones, amiga, essa coisa do “Buy one, get one half-price” é uma ratoeira para ratinhos dos livros como eu!

 

Depois vou deixando por aqui as book reviews do costume, mas para já gostava de saber se acharam esta lista útil e se recomendam outras livrarias por esse mundo, que valham a pena conhecer em viagem.

21 comentários

Comentar post