Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Qui | 29.12.22

Legendborn, Tracy Deonn

Quando escolhi Legendborn, de Tracy Deonn, para a última leitura de 2022 do Clube do Livra-te, estava longe de imaginar que iria gostar tanto. Decidi ir buscar um livro de fantasia para sair da minha zona de conforto e para entrar no espírito natalício com alguma magia, mas não esperava gostar tanto da forma como esta história está construída.

 

legendborn-tracy-deonn.JPG

 

Legendborn é um retelling da Lenda do Rei Artur, que se passa aos dias de hoje e é protagonizado por Bree — uma adolescente negra que perdeu a mãe recentemente num acidente de automóvel. Bree entra num programa da Universidade da Carolina para alunos de mérito e, na primeira noite no campus, assiste ao ataque de um demónio. Apercebe-se da existência de magia e, ao longo do livro, vamos percebendo que as suas raízes estão ligadas à Lenda do Rei Artur.

 

Não vou dizer mais nada sobre o enredo, porque não quero estragar a experiência de leitura, mas tudo neste livro me surpreendeu pela positiva. Começando pela fantasia: adorei rever a lenda arturiana — que me relembrou o quanto adorei As Brumas de Avalon quando era pequena —, achei que o universo está muito bem explicado mesmo para quem não está familiarizado com este mito. Quanto aos restantes temas do livro, que são independentes do lado fantasioso, não posso deixar de destacar a forma incrível como se fala de luto — sobretudo de como o luto nos transforma numa pessoa que não éramos antes da perda.

 

Some truths only tragedy can teach. The first one I learned is that when people acknowledge your pain, they want your pain to acknowledge them back. They need to witness it in real time, or else you're not doing your part.

 

É certo que, sendo um livro young adult, tem uma série de temáticas mais adolescentes, mas nada disso me fez confusão — nem o triângulo amoroso que parece estar prestes a acontecer. Gostei muito da forma como a autora trata questões de racismo e microagressões, tudo através da Bree. Pelo que fui vendo na leitura conjunta deste livro no Discord, houve quem não a adorasse, mas eu gostei bastante dela enquanto personagem principal. Ainda assim, o meu coração vai para o Sel — sem dúvida, a personagem mais bem construída de toda a história.

 

Por isso, olhem: mesmo que não gostem de fantasia, mesmo que não gostem de livros young adult, mesmo que não liguem patavina à Lenda do Rei Artur, eu ainda assim recomendo que experimentem ler Legendborn. Fico muito feliz por ter confiado no meu instinto e por ter feito esta escolha um pouco mais aleatória. Está traduzido para português (Lendários) e a sequela (Bloodmarked) saiu há pouco tempo, hei-de ir lá eventualmente.

 

Agora, digam-me: ficaram com curiosidade de ler? Quem já se aventurou, o que achou?

 

----------

O que é o Clube do Livra-te?

É o clube do livro do podcast Livra-te — calma, não precisam de acompanhar o podcast para participar nas leituras. Todos os meses, cada uma de nós escolhe um livro para ler em conjunto convosco e vocês podem optar por ler a escolha da Joana, a escolha da Rita ou ambas. Depois, podem deixar a vossa opinião no grupo do Goodreads ou no Discord. Podem juntar-se a qualquer altura, venham daí!

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.