Intimacies, Katie Kitamura
Já tinha Intimacies (PT: Intimidades), de Katie Kitamura, debaixo de olho há algum tempo — pelo menos desde que a Quetzal me cedeu um exemplar. Sabem que nem sempre consigo ler os livros assim que me chegam, mas felizmente a Joana escolheu-o para o mês de abril no Clube do Livra-te e consegui tirar mais um livro do meu carrinho de livros por ler.
Estava muito curiosa com a premissa porque gosto muito de histórias que abordam o poder da linguagem e da tradução. Aqui, acompanhamos uma intérprete que se muda de Nova Iorque para Haia, uma vez que conseguiu um lugar no Tribunal Internacional de Justiça. Mas será que alguém que é interprete, que faz da tradução de ideias a sua vida, consegue realmente pertencer a algum lado? Ou ser um intermédio para os outros faz com que esta personagem nunca consiga realmente pertencer a lado algum?
The appearance of simplicity is not the same thing as simplicity itself, even then I was aware of this.
Grande parte do livro é apenas esta personagem feminina a confrontar-se com os seus problemas: o namorado que não consegue realmente largar a ex-mulher, uma amiga que fica presa a um ato de violência que acontece na rua onde mora, os casos graves em que precisa de servir de intérprete no trabalho. Ou seja, diria que Intimacies vive muito mais dos pensamentos e ideias sobre esta dificuldade em pertencer, em conseguir ser realmente íntima de alguém, do que propriamente de uma história bem orquestrada.
Não é um mau livro, mas também não creio que vá ser memorável: é, no fundo, uma leitura rápida e relativamente simples, que ao mesmo tempo nos faz pensar nestes temas. Ora contem-me lá: já o leram? Se sim, qual é a vossa opinião?
----------
O que é o Clube do Livra-te?
É o clube do livro do podcast Livra-te — calma, não precisam de acompanhar o podcast para participar nas leituras. Todos os meses, cada uma de nós escolhe um livro para ler em conjunto convosco e vocês podem optar por ler a escolha da Joana, a escolha da Rita ou ambas. Depois, podem deixar a vossa opinião no grupo do Goodreads ou no Discord. Podem juntar-se a qualquer altura, venham daí!