Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Qui | 05.01.23

Harry Potter and the Half-Blood Prince & Harry Potter and the Deathly Hallows, J. K. Rowling

Não sei se estavam por aqui quando, em 2019, decidi começar a ler a saga Harry Potter pela primeira vez. Se estavam: sonhávamos, desejávamos, conseguimos! Comecei por achar que ia lê-los todos bastante seguidos e efectivamente começou por ser assim, já que em 2019 despachei logo quatro livros. Em 2020 li apenas o quinto, Harry Potter and the Order of the Phoenix, e em 2021 desleixei-me completamente e não continuei.

 

harry-potter-half-blood-prince-deathly-hallows.JPG

 

Corta para a última semana de 2022, em que tomei a decisão de impulso de terminar com isto de vez. Claro que me arrependi de não o ter feito mais cedo, porque gostei mesmo da experiência de ler Harry Potter and the Half-Blood Prince e Harry Potter and the Deathly Hallows. Não vou entrar em sinopses e resumos do enredo, porque na realidade devo ser das poucas pessoas da minha geração que chegou à casa dos 30 sem saber como é que a história termina, mas acho importante dizer que é uma saga praticamente perfeita do ponto de vista da construção do enredo.

 

“Tell me one last thing,” said Harry. “Is this real? Or has this been happening inside my head?”
Dumbledore beamed at him, and his voice sounded loud and strong in Harry’s ears even though the bright mist was descending again, obscuring his figure.
“Of course it is happening inside your head, Harry, but why on earth should that mean that it is not real?”

 

Mantenho também o que disse nas reviews que fui fazendo: as personagens secundárias são as melhores e estes dois últimos livros fizeram-me ter ainda mais empatia pelo Snape e pelo Voldemort — de longe, as minhas personagens favoritas. Vi entretanto um TikTok que traz uma interpretação diferente do Dumbledore (que vou deixar aqui mesmo). Mudou um pouco a minha percepção da personagem, daí não o destacar como dantes.

 

Termino a dizer que compreendo perfeitamente que a saga Harry Potter tenha conseguido criar uma geração de pessoas apaixonadas pela leitura, especialmente leitores de fantasia — e que, apesar de não ser a pessoa mais consensual do mundo, escreveu sete livros incríveis. Acho que consegui apreciar a escrita e a estrutura narrativa de uma forma bem diferente do que se tivesse lido Harry Potter em pequena, por isso fico contente por ter tomado a decisão de me aventurar.

 

Já sabem, agora vou agarrar-me aos filmes nos próximos tempos e, para o ano, já posso ser daquelas pessoas que faz maratonas dos filmes em Dezembro. 💫

 

Se tiverem curiosidade em ler as reviews que fui fazendo ao longo do tempo, podem sempre ler os posts que vou deixar aqui:

> Harry Potter and the Philosopher’s Stone

> Harry Potter and the Chamber of Secrets, J. K. Rowling

> Harry Potter and the Prisoner of Azkaban, J. K. Rowling

> Harry Potter and the Goblet of Fire, J. K. Rowling

> Harry Potter and the Order of the Phoenix, J. K. Rowling

5 comentários

Comentar post