Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Ter | 15.11.22

Girls Can Kiss Now, Jill Gutowitz

Girls Can Kiss Now, de Jill Gutowitz, apareceu-me como sugestão de audiolivro no Scribd e, como já o tinha visto por aí, decidi dar-lhe uma oportunidade. É um livro de ensaios sobre sexualidade, queerness e sobre como tudo isso passa rapidamente de uma esfera privada para o domínio público. Mais do que falar sobre a comunidade LGBTQ como um todo, a autora parte da sua experiência pessoal e traça um cenário geral de como “ser lésbica” passou de ser algo escondido e mal visto para, actualmente, haver um fenómeno a que chama de “Celebianism”.

 

girls-can-kiss-now-jill-gutowitz.JPG

 

I wrote these essays, selfishly, as a stab at healing my own wounds, but I also wrote them for you: for every LGBTQ person who has felt weird about their queerness, for every woman who’s struggled with self-worth, for every person who has felt othered, ashamed, ghastly.

 

Gostei muito de ouvir este livro porque, dentro da categoria de livros LGBTQ, é mais fácil encontrar relatos de experiências gay do que de experiências lésbicas — e é interessante perceber a história de cada subgrupo desta comunidade, sobretudo quando partimos de episódios da vida de uma pessoa em particular. Acima de tudo, achei muito divertida a forma como Jill Gutowitz casou a sua obsessão pela cultura pop com os temas da sexualidade. O livro saiu este ano, então podem esperar um livro com referências muito actuais — de Taylor Swift a Game of Thrones, há um bocadinho de tudo.

 

Segundo percebi, está disponível em vários formatos (e-book, livro físico e audiolivro), mas, infelizmente, ainda não está traduzido. Como é muito recente, pode ser que ainda o tragam para Portugal — de qualquer das formas, se estiverem confortáveis com o inglês, lê-se/ouve-se muito bem. E agora digam-me: já tinham ouvido falar deste livro?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.