Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Sex | 15.07.22

Girl, Woman, Other, Bernardine Evaristo

Ainda sobre as escolhas do Clube do Livra-te de Junho, faltava falar-vos da minha: Girl, Woman, Other, de Bernardine Evaristo. Era um daqueles livros que tinha no radar há imenso tempo, mas não sabia bem o que esperar dele — e ainda bem, porque grande parte da surpresa deste livro está na estrutura.

 

girl-woman-other-bernardine-evaristo.JPG

 

Em Girl, Woman, Other, a autora conta-nos histórias de doze mulheres, todas elas com experiências de vida diferentes — algumas focam-se mais na sexualidade, outras na identidades, outras na relação dessas mulheres com outras pessoas. Nunca tinha tido contacto com a escrita de Bernardine Evaristo e não achei que fosse fácil entrar, mas, uma vez completamente dentro do estilo, torna-se difícil largar.

 

a lifetime was a vast distance into the unknowable future
when you’re still in your twenties

 

Houve algumas histórias que me tocaram mais do que outras, mas fiquei feliz por não serem apenas histórias positivas ou de superação — há também histórias de mulheres que são simplesmente más pessoas, e isso é a coisa mais humana deste livro. Sei que muitas destas personagens vão ficar comigo, até porque já dei por mim a pensar sobre algumas delas, quase como se fossem mesmo pessoas reais com que me cruzei ou de quem ouvi falar.

 

Sinto que este livro desiludiu algumas pessoas que o leram connosco no Clube do Livra-te, então aqui vai: se ainda querem dar-lhe uma oportunidade, encarem-no mais como um conjunto de short stories, que têm a grande vantagem de acabarem por se relacionar todas. E prometo que o final vale mesmo a pena — para mim compensou o facto de a leitura não ser tão fluída como num livro com uma estrutura normal.

 

Contem-me lá: vieram comigo nesta aventura? Se sim, o que acharam?

 

----------

O que é o Clube do Livra-te?

É o clube do livro do podcast Livra-te — calma, não precisam de acompanhar o podcast para participar nas leituras. Todos os meses, cada uma de nós escolhe um livro para ler em conjunto convosco e vocês podem optar por ler a escolha da Joana, a escolha da Rita ou ambas. Depois, podem deixar a vossa opinião no grupo do Goodreads ou no Discord. Podem juntar-se a qualquer altura, venham daí!

8 comentários

Comentar post