Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rita da Nova

Sex | 28.06.24

Girl in Pieces, Kathleen Glasgow

Comprei este livro na minha última viagem a Nova Iorque, sem saber muito bem de que se tratava — acho que já o tinha visto por aí, sabia que era young adult, mas de resto fui completamente às escuras. Foi ficando cá por casa, passaram dois anos, mas, para ganhar alguma vergonha na cara, decidi escolhê-lo para o Clube do Livra-te de junho. Apesar de ter estado muito tempo por ler cá em casa, posso desde já dizer que foi uma agradável surpresa e que devia ter pegado nele mais cedo.

 

girl-in-pieces-kathleen-glasgow

 

Girl in Pieces (PT: Rapariga em Pedaços), de Kathleen Glasgow, conta a história de Charlie, uma jovem de dezassete anos que já perdeu muita coisa na vida: o pai, a melhor amiga, a mãe. No meio da incapacidade de lidar com tudo isto, a única coisa que apazigua a dor é inflingir uma dor física provocada por cortes no corpo. Começamos o livro no momento em que Charlie dá entrada numa espécie de asilo, e vamos sempre acompanhando — na primeira pessoa — a forma como esta rapariga tenta sobreviver a tudo aquilo que sente.

 

Everyone has that moment I think, the moment when something so momentous happens that it rips your very being into small pieces. And then you have to stop. For a long time, you gather your pieces. And it takes such a very long time, not to fit them back together, but to assemble them in a new way, not necessarily a better way. More, a way you can live with until you know for certain that this piece should go there, and that one there.

 

Embora seja categorizado como young adult, achei que o livro era muito mais forte do que eu estava à espera: a escrita é honesta e dura quando tem de ser, com descrições de mutilação, mas também de abuso de drogas e álcool. Ou seja, não é uma leitura leve, nem fácil, e acredito que seja preciso estar na disposição certa para o ler e para o apreciar. Ainda assim, acredito que qualquer pessoa consiga empatizar com a Charlie e todas as outras personagens que estão em fases muito complicadas das suas vidas, mesmo que nem sempre tomem as melhores decisões.

 

É um livro perfeito em termos de narrativa e ritmo? Não achei, haveria certamente alguns pontos que poderiam ter sido explorados de forma diferente, mas honestamente acredito que é um daqueles casos em que o desenvolvimento de personagens e a temática estão lá — e isso é o mais importante nesta história. Quem desse lado já leu?

----------

O que é o Clube do Livra-te?

É o clube do livro do podcast Livra-te — calma, não precisam de acompanhar o podcast para participar nas leituras. Todos os meses, cada uma de nós escolhe um livro para ler em conjunto convosco e vocês podem optar por ler a escolha da Joana, a escolha da Rita ou ambas. Depois, podem deixar a vossa opinião no grupo do Goodreads ou no Discord. Podem juntar-se a qualquer altura, venham daí!