Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Qui | 16.05.24

Funny Story, Emily Henry

Chegámos à altura do ano em que o mundo literário entra coletivamente em excitex para receber um novo livro de Emily Henry. Funny Story (PT: Uma Boa História) tornou-se rapidamente um dos meus favoritos da autora, sobretudo pela forma mais madura como as personagens estão desenvolvidas, e valeu bem a pena esperar um ano por mais um livro dela.

 

funny-story-emily-henry.JPG

 

Começando pela premissa: Daphne e Miles são o oposto um do outro — ela é metódica, ele é caótico —, mas o destino e o desgosto amoroso acabaram por juntá-los. É que o ex-noivo de Daphne e a ex-namorada de Miles, melhores amigos desde sempre, terminaram os respetivos relacionamento para estarem juntos. Isto fez com que os nossos protagonistas acabassem a viver juntos por uma questão de praticidade e que tivessem a brilhante ideia de fingirem ser namorados quando recebem um convite para o casamento de Peter e Petra.

 

Confesso que estava com algum receio de não gostar deste livro, uma vez que o tropo de fake dating me irrita um pouco por ser completamente irrealista, mas gostei que este pormenor não ocupasse muito espaço ao longo da narrativa. Esta história é muito mais sobre o desenvolvimento de uma amizade bonita — e consequente amor — entre duas pessoas que já sofreram bastante em relações passadas e que, por isso, têm muito medo de voltar a estar numa relação.

 

You can't force a person to show up, but you can learn a lesson when they don't.

 

Acho que este é o livro mais adulto da autora até agora, nota-se que se dedicou bastante a aperfeiçoar a dinâmica entre os dois protagonistas. Dessa forma, tudo me pareceu bastante mais realista do que os livros anteriores. Quer dizer, não tudo: há ali um pormenor quase no final do livro que me irritou um pouco, por ser novelesco e desnecessário, mas espero que consigam abstrair-se dele.

 

E vocês, já leram Funny Story? Se sim, o que têm a dizer?

11 comentários

Comentar post