Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rita da Nova

Fiz as pazes com o Chakall no Refeitório do Senhor Abel

Se me acompanham na Zomato sabem que tenho uma relação de amor-ódio com o Chakall. Bem, não com ele em concreto, mas com os seus restaurantes. Embora já não tenha assinatura dele, o Volver sempre foi uma das minhas referências para comer bem em Lisboa, ao passo que recentemente detestei a minha experiência no El Bulo Social Club. E é por isso que entrei no Refeitório do Senhor Abel, em Marvila, já de pé atrás.

 

refeitorio-senhor-abel.jpg

 

O espaço decorado a livros foi a primeira prova de que, se calhar, até iria gostar do novo restaurante do Chakall. O espaço é o dos antigos armazéns Abel Pereira da Fonseca e está decorado bem ao estilo dos novos espaços trendy ali daquela zona. Mesmo ao lado, com passagem interior, podemos encontrar o Heterónimo Baar - inspirado no facto de Fernando Pessoa ter sido cliente destes armazéns.

 

refeitorio-senhor-abel-1.jpg

 

Parte do sangue do Chakall é italiano, daí que neste restaurante se comam maioritariamente pizzas, mas também alguma raw food inspirada em Itália. Os fãs de burradas e mozzarellas (eu incluída) têm nesta carta um cantinho especial. Decidimos começar com uma Burratina al Tartufo (com trufas pretas e verduras grelhadas), de longe a melhor burrata que já comi na vida. Acho que foi neste momento que fiz as pazes com o Chakall.

 

refeitorio-senhor-abel-burratina-al-tartufo.jpg

 

Já as pizzas, são bastante diferentes daquilo a que estamos habituados. Primeiro, porque o Pizzaiolo Roberto Mezzapelle é campeão europeu de pizza clássica acrobática (sim, isso existe) e, depois, porque há diferentes tipos de massa para escolher: para além da normal, há massa de 7 cereais, massa preta de carvão vegetal, massa amarela com curcuma e massa com cânhamo.

 

refeitorio-senhor-abel-massas.jpg

 

Pedimos duas para dividir: a Pizza alla Norma (molho de tomate, mozzarella, beringela, manjericão, queijo ricotta salgado) com massa de 7 cereais e a Pizza Marvila (molho de tomate, mozzarella, beringela, pimentos, courgette, cogumelos, cebola, rúcula, tomate cherry, parmigiano e vinagre balsâmico) com base de massa de cânhamo. Gostei de ambas, mas a minha favorita foi a alla Norma, já que achei a outra demasiado cheia de ingredientes.

 

refeitorio-senhor-abel-pizza-alla-norma.jpg

refeitorio-senhor-abel-pizza-marvila.jpg

 

No final não conseguimos mesmo espaço para sobremesas, mas a conta chegou-nos dentro de um livro e isso adoçou completamente o final da refeição. Posso, como jurei, não entrar mais no El Bulo Social Club, mas entrarei as vezes que forem precisas na porta ao lado.

 

refeitorio-senhor-abel-conta.jpg

 

E vocês, conhecem algum dos restaurantes de que falei neste post? Se sim, qual é o vosso favorito? Quero saber tudo!

 

Refeitório do Senhor Abel Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato