Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Fábrica do Pastel de Feijão: tradição com um twist

É mesmo muito raro ir passear para os lados de Alfama, já que há poucos sítios nesta zona que não tenham sido criados e que não sejam mantidos para os turistas. Não me interpretem mal: não tenho nada contra o turismo em Lisboa, pelo contrário. Se eu gosto de visitar outros sítios no mundo, porque é que hei-de revoltar-me quando outras pessoas querem conhecer a minha cidade?

 

Isto para vos dizer que fui de propósito a Alfama para provar um pastel de feijão. Mas não um pastel de feijão qualquer, como podem calcular - até ir à Fábrica do Pastel de Feijão experimentar este, eu nem sequer achava muita piada a este doce. A receita foi pensada, repensada, trabalhada e aperfeiçoada durante muito tempo pelo Chef António Amorim, que eu já conhecia do trabalho que faz n’O Pão à Mesa.

 

fabrica-pastel-feijao-1.jpg 

A ideia de reinventar um doce tradicional e muito típico da zona de Torres Vedras surgiu quando o Chef tinha um restaurante nesta cidade. O objectivo foi mais do que cumprido: fazer uma homenagem aos ingredientes que compõem o tradicional pastel (amêndoas, gemas, feijão) e dar-lhe um twistTwist esse que não se ficou apenas pela combinação de sabores, mas que foi mais além e resultou num pastel rectangular, extremamente crocante por fora e muito consistente por dentro.

 

paste-feijao.jpg

 

Uma das principais preocupações do Chef é a de manter a receita o mais inalterada possível, daí que este doce só esteja disponível em alguns sítios da cidade: como sobremesa n’O Pão à Mesa, temporariamente na HO-HO-LÂNDIA do Dolce Vita Tejo e todos os dias na Fábrica do Pastel de Feijão, em Alfama. Brevemente estará disponível noutro local icónico da cidade, mas sempre controlado pelo Chef para garantir que todos os pastéis saem com a mesma qualidade.

 

Dá gosto ver que as reinvenções podem ser genuínas, com cuidado com o detalhe e a qualidade, e não apenas idiotices e falsas tradições como temos visto nascer como cogumelos nos últimos tempos (sim, Pastel de Bacalhau com Queijo da Serra, estou a falar de ti).

 

pastel-feijao-1.jpg

 

Na Fábrica do Pastel de Feijão há mais algumas coisas para provar, mas eu recomendo vivamente que experimentem a especialidade da casa e que acompanhem com um café, para equilibrar sabores. Se quiserem uma sobremesa diferente para uma ocasião especial, saibam que também é possível encomendar a versão XL deste pastel, ao natural ou com cobertura de frutos vermelhos.

 

Já conheciam esta reinvenção do pastel de feijão? Contem-me tudo nos comentários!

 

Fábrica do Pastel Feijão Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

2 comentários

Comentar post