Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rita da Nova

Expressões da Nossa Terra: garrafeira, mercearia e restaurante

Ter a faca e o queijo na mão. Trocar alhos por bugalhos. Chorar sobre o leite derramado. Estar com os azeites. Feito ao bife. Muitos anos a virar frangos. São apenas seis das inúmeras expressões relacionadas com comida que há na língua portuguesa. Acredito muito que a comida é uma das formas mais reais e genuínas que um povo tem para mostrar o que é e foi muito bom ver que o restaurante Expressões da Nossa Terra partilha da mesma opinião.

 

expressoes-nossa-terra.jpg

 

Aqui as expressões populares portuguesas estão por todo o lado e decoram o espaço, mas há três que se destacam. É que o espaço está dividido em três: é uma mercearia, uma garrafeira e um restaurante - e qualquer um destes é tipicamente português. Também por isso, o Expressões da Nossa Terra é um sítio para visitar várias vezes, seja para jantar com calma, para fazer compras ou apenas para petiscar. Hoje vou fazer-vos uma pequena tour por cada um destes espaços e dar-vos alguns motivos para os visitarem.

 

 

Garrafeira // O bom vinho faz bom sangue

A parede cheia de garrafas de vinho e licores portugueses são uma das primeiras coisas que prendem a nossa atenção quando entramos no Expressões da Nossa Terra. E para além de podermos pedir recomendações de vinhos para levarmos para casa, se optarmos por fazer a refeição no restaurante haverá um sommelier disponível para ir emparelhando os melhores vinhos com os pratos escolhidos. Um jantar no Expressões da Nossa Terra também é, para os mais leigos, uma pequena lição sobre enologia.

 

expressoes-nossa-terra-garrafeira.jpg

expressoes-nossa-terra-licor.jpg

 

 

Mercearia // Os olhos também comem

Enlatados com os mais diversos sabores, fruta e legumes frescos, enchidos, queijos, livros e até algum artesanato tipicamente português. É possível ir ao Expressões da Nossa Terra só para comprar os ingredientes necessários para uma bela petiscada em casa, mas um pouco por todo o lado há a oportunidade de provarmos as iguarias que por ali se vendem. Confesso que fiquei fascinada com a quantidade de coisas típicas que se podem encontrar nesta mercearia.

 

expressoes-nossa-terra-artesanato.jpg

expressoes-nossa-terra-conservas.jpg

expressoes-nossa-terra-mercearia.jpg

 

 

Restaurante // O apetite nasce à mesa

Se bem que o meu apetite foi crescendo à medida que passeei pela garrafeira e pela mercearia, foi quando cheguei à mesa que me rendi completamente. À nossa espera já estava uma Tábua da Nossa Terra com tudo o que uma tábua deve ter: bons queijos, bons enchidos e boas surpresas. É que, nesta noite, aprendi uma coisa nova e muito deliciosa: a molhar um pedaço de queijo em mel ou doce e, seguidamente, a passá-lo por borras de café. Ora, o café cola-se ao mel, que por sua vez já estava colado ao queijo - e tudo isto dá uma combinação de sabores maravilhosa.

 

expressoes-nossa-terra-tabua.jpg

 

Depois desta entrada supreendente - que para mim poderia bastante bem ter sido o jantar -, fomos conhecendo ou recordando outros pratos típicos da nossa terra. Do mar chegaram-nos as Línguas de Bacalhau, o Fricassé de Camarão, o Polvo com Expressões de Batata Doce e o Filete de Robalo com Açorda de Ovas. Estavam todos maravilhosos, mas tanto o polvo quanto a açorda foram claramente os favoritos de toda a gente que se sentou à mesa.

 

expressoes-nossa-terra-linguas-bacalhau.jpg

expressoes-nossa-terra-fricasse-camarao.jpg

expressoes-nossa-terra-polvo.jpg

expressoes-nossa-terra-filete-acorda.jpg

 

Já a terra foi mais comedida e trouxe-nos “apenas” Maranhos e Bucho, dois enchidos muito típicos do centro de Portugal, e uns Medalhões de Presunto com molho de vinho do Porto, espargos e batata frita. Não consigo comer maranhos, gostei do bucho, mas adorei os medalhões de presunto.

 

expressoes-nossa-terra-maranhos.jpg

expressoes-nossa-terra-presunto.jpg

 

É claro que não podíamos deixar de terminar esta bela viagem pela gastronomia portuguesa sem provar algo doce. Aqui as sobremesas são robustas e muito doces, como é típico do nosso país. Tivemos a oportunidade de provar um pouco de cada: numa tábua foi-nos apresentado o Leite Creme, o Pudim de Água, a Torta de Laranja e o Cheesecake de Maracujá. Tudo isto acompanhado com a conversa comum do final de refeição e um bom café.

 

expressoes-nossa-terra-sobremesas.jpg

 

O Expressões da Nossa Terra promete ser um daqueles sítios que protege a comida portuguesa, sem esquecer a inovação que é preciso ter de vez em quando. Se são fãs da nossa gastronomia, então é mesmo um restaurante que tem de estar na vossa lista. Ficaram com curiosidade de conhecer?

 

Expressões da Nossa Terra Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato