Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Ter | 14.12.21

Edimburgo // Rota das Livrarias (II)

Em Agosto de 2017, eu e o Guilherme estivemos duas semanas na Escócia: durante a primeira fizemos uma roadtrip pela zona das Highlands e, na segunda parte da viagem, ficámos apenas em Edimburgo para o Fringe Festival (um festival de comédia e artes performativas que toma conta da cidade).

 

livros-comprados-edimburgo.jpg

 

Durante essa semana conheci algumas livrarias de Edimburgo e soube, de imediato, que quereria regressar — não apenas para passar mais tempo nesta cidade tão mágica, mas também para conhecer todas as livrarias que não conheci. Pois bem, fast forward para 2021, quando tivemos dois dias de férias colados com um feriado e decidimos voltar onde fomos felizes.

 

Por isso, este post é uma espécie de revival desta rota das livrarias de Edimburgo, com algumas repetições e várias livrarias novas — que, spoiler alert, passaram directamente para a lista das minhas favoritas da vida. Apresento-vos as que visitei, por ordem:

 

 

Blackwell's

Comecei por uma das que mais tinha gostado de conhecer da outra vez e não desiludiu. Continua a ser, como a descrevi na altura, o paraíso dos descontos e dos book deals. Quando lá chegámos já estava de noite, por isso não deu para actualizar as fotografias, mas ainda perdemos uns bons 40 minutos a vasculhar os andares e a escolher o que trazer.

 

blackwells.jpeg

 

Para quem ouve o Livra-te: foi daqui que levei os livros para a Joana (The Song of Achilles, The Hating Game e Hamnet), bem como o Rodham. A parte boa é que, com a promoção 3 por 2, um destes ficou grátis. Outra coisa: se gostam de jogos de tabuleiro, especialmente de Dungeons & Dragons, estão vão perder-se completamente na cave.

 

 

Lighthouse

Foi aqui que, em 2017, encontrei um dos livros de que mais gostei: The Bees, da Laline Paul — tudo fruto da recomendação dos livreiros, que estava escrita num papel junto do livro. Desta vez acabei por não comprar nada, mas continua um dos sítios mais acolhedores de sempre (e inclusivos também), pelo que vale mesmo a pena visitar.

 

 

Waterstones

Bem como a Blackwell's, é uma cadeia de livrarias bastante conhecida no Reino Unido. Da outra vez tinha lá passado à porta, mas como tinha estado na de Glasgow acabei por passar a entrada na de Edimburgo. E não é que é outra livraria gigante, com andares atrás de andares e uma secção de ficção de perder a cabeça?

 

waterstones.jpg

 

Tentei controlar-me, então daqui "só" trouxe The Virgin Suicides, My Name is Lucy Barton e The Year of Magical Thinking. Não me interpretem mal: eu prefiro sempre livrarias independentes, mas não há como negar que estas cadeias têm sempre uma oferta mais alargada e acabei por encontrar aqui coisas que não vi em mais nenhuma.

 

 

Typewronger Books

Aqui fica uma das maiores supresas desta viagem, uma livraria independente pequenina, bem colada a uma livraria de segunda mão. Além de venderem livros, também vendem máquinas de escrever — um objecto que está presente em todo o espaço. O que mais gostei foi a simpatia do senhor que nos atendeu: super bem disposto, ainda me estampou o logotipo da livraria no livro que comprei (In the Dreamhouse) e ofereceu-me um origami de um "slightly drunk elephant", como ele definiu.

 

typewronger-books-outside.jpg

 

 

Topping & Company

Fica exactamente na mesma rua que a Typewronger e foi a segunda grande surpresa desta rota actualizada. No piso térreo desta livraria independente podemos encontrar as principais novidades, mas é no primeiro andar que tudo se torna ainda melhor. Há várias salas com diferentes géneros e com uma luz tão bonita, que só apetece ficar a ver os livros um a um.

 

topping-and-company.jpg

 

Foi aqui que comprei o Memorial (livro que estou a ler agora), bem como os dois Blind Dates with a Book que desembrulhámos no último episódio do Livra-te. Mais um sítio onde notei que só trabalham ali pessoas apaixonadas por livros e, no final, ainda nos ofereceram um café e ficámos por ali só a aproveitar o sítio.

 

 

Transreal Fiction, Tills Bookshop e Main Point Books

Visitei também estas três, que junto aqui porque acabei por não comprar nada em nenhuma delas, mas valem a pena — sobretudo se gostarem de comprar em segunda mão ou se forem fãs de fantasia e ficção científica, no caso da Transreal.

 

transreal-fiction.jpg

main-point-books.jpg

 

 

O que acharam desta segunda parte desta Rota das Livrarias de Edimburgo? Só de estar a escrevê-la já me deu vontade de voltar, só para verem. Caso não conheçam a nossa viagem de 2017 pela Escócia, deixo aqui para lerem:

Escócia // Dias 1 & 2

Escócia // Dias 3 & 4

Escócia // Dias 5 & 6

Escócia // Dias 7 & 8

Edimburgo // 10 coisas a não perder

> Edimburgo // Rota das Livrarias

Edimburgo // O que comer

8 comentários

Comentar post