Edimburgo // O que comer
Uma das primeiras coisas que me disseram quando estava a planear a viagem pela Escócia foi: "eish, coitada, come-se mesmo mal por lá". Lá fui eu, a rainha das listas e da organização, procurar bons sítios para comer um pouco por todo o país, mas sobretudo em Edimburgo, onde iriamos ficar quase uma semana. E uma coisa vos posso garantir: não se come nada mal na Escócia, muito pelo contrário.
Há tantas opções e tantos sítios bonitos, que só tive pena de não ter passado lá um mês inteiro para poder ir experimentar todos. Ainda assim, posso dizer-vos que o meu estômago foi muito feliz pelas ruas de Edimburgo. Como tal - e porque o que é bom deve ser partilhado - preparei-vos uma lista dos cafés e restaurantes de que mais gostei, divididos por pequeno-almoço e brunch, almoço e jantar.
Pequeno-almoço & Brunch
Um dos pequeninos sítios que mais me apaixonou chama-se The Bearded Baker e, lá, a especialidade são os Cinnamon Rolls. E que maravilha foi o nosso primeiro pequeno-almoço em Edimburgo! Esta padaria ficava mesmo perto do sítio onde estávamos a dormir, por isso ainda resistimos várias vezes a passar por lá para comprar uma destas delícias.
Um dos cafés mais bonitos e acolhedores da cidade, o The Milkman, fica mesmo no centro e tem boas opções para um pequeno-almoço leve ou um lanche a meio da tarde. Os scones e caracóis doces eram muito bons, mas ali o melhor mesmo é o café - o acompanhamento perfeito para desfrutar completamente do ambiente deste sítio maravilhoso.
Para um pequeno-almoço mais reconfortante, não podem perder o Brandon's of Canonmills. Não é propriamente central, mas podem aproveitar e passar por lá num dia em que tenham menos coisas para fazer. O restaurante é muito espaçoso e têm um menu gigante com opções de brunch à la carte. Os ovos benedict com salmão e a tosta de abacate com queijo halloumi estavam fantásticos!
Terminando as sugestões de sítios para começar bem o dia, não podem perder a Mimi’s Bakehouse. Há várias por toda a cidade, mas a mais conhecida e maior é a de Leith. Tem uma decoração muito engraçada, que nos remete imediatamente para as casas de chá antigas. É difícil não sentirmos que entrámos num mundo à parte. Esta pastelaria é mais conhecida pelos bolos, mas o iogurte com granola e a tosta de abacate em pão caseiro foram o reforço perfeito para um dia preenchido.
Almoço
Como os nossos dias eram muito preenchidos, por causa do Fringe e da nossa vontade de ver tudo e mais alguma coisa, raramente parámos nalgum lado para almoçar. Por isso, trago-vos apenas duas sugestões de restaurantes/cafés para esta refeição. O primeiro chama-se Hula Juicery e é o paraíso da comida saudável. Há um pouco de tudo: veggie bowls, saladas, smoothies, poké bowls, bolos vegan… a dificuldade ali é mesmo escolher. Para além disso, o sítio é muito giro porque está todo decorado com um estilo meio tropical. Dá vontade de ir ficando lá durante toda a tarde, a ver as obras de arte alternativas que têm expostas por toda a parte.
Lembram-se de vos ter revelado o meu amor por bagels? Como é óbvio, tive que experimentar pelo menos um em Edimburgo e o Filament Coffee foi o sítio escolhido. É um café meio hipster-alternativo, com um ambiente muito porreiro. A especialidade são os bagels, mas os sumos e as sobremesas saudáveis também fazem sucesso. Como já almoçamos relativamente tarde, havia poucas opções de recheio para os bagels, mas o clássico de salmão com queijo creme nunca desilude.
Jantar
Posso já adiantar-vos que tive jantares muito especiais em Edimburgo. O primeiro, por exemplo, foi a melhor recepção de boas-vindas que a cidade me podia ter proporcionado. Encontrei o Bodega nas minhas investigações e decidi logo marcar com bastante antecedência, porque durante o mês de Agosto - por causa do festival - nunca há mesas vagas em lado algum. Uma coisa que precisam de saber, caso planeiem em ir a este restaurante, é que eles não têm licença para vender álcool, por isso terão que trazer as vossas próprias bebidas. Caso contrário, podem deliciar-se com os refrescos mexicanos que servem e que acompanham muito bem os maravilhosos tacos.
Se preferem antes um clássico que nunca desilude, deixo-vos o Jamie’s Italian como sugestão. Bem sei que é um bocadinho caro, mas a comida é óptima e o restaurante tem um ambiente muito acolhedor e romântico. Se gostam de opções mais leves, peçam a Burrata como entrada e a Caesar Salad com hot smoked salmon para prato principal, e prometo não se vão desiludir.
Nunca pensei dizer isto, mas os escoceses são muito parecidos connosco numa coisa: fazem um frango assado maravilhoso. Não estou a brincar! Há vários sítios dedicados ao frango assado em Edimburgo, dos mais tradicionais aos mais modernos. Um deles fica na Royal Mille, mesmo no coração da cidade, e chama-se Spatch. Façam um favor a vocês próprias e peçam as Chicken Wings com molho barbecue. A sério, façam-no.
Por fim - e se querem conhecer um sítio único e fora o normal -, não podem passar por Edimburgo sem ir ao The Dogs. Foi a minha Ana quem disse que eu tinha mesmo que ir a este restaurante e, assim que lá entrei, percebi logo porquê. Espaço divide-se em duas salas, estilo apartamento, e está mesmo todo decorado com fotografias e imagens de cães, num misto kitsch e vintage que nos deixa meio desconfortáveis e à vontade ao mesmo tempo. O menu traz-nos cozinha escocesa reinventada e podem ter a certeza que vão querer experimentar de tudo um pouco.
Quem desse lado já esteve em Edimburgo? Que outros restaurantes acrescentariam a esta lista?